sábado, 25 de maio de 2019

PLANEJAMENTO ANUAL -Ensino Religioso - 6º ao 9º anos



6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental.

Objetivo Geral do Ensino Religioso:
             Proporcionar ao aluno o conhecimento soa elementos que compõem o fenômeno religioso, a partir de sua própria experiência, as formas que exprime o Transcendente na superação da finitude humana, valorizando o pluralismo e a diversidade cultural presentes na sociedade.

Objetivos Específicos:
·         Compreender os diferentes significados dos símbolos religiosos na vida e convivência das pessoas e grupos;
·         Compreender que pela simbologia se expressa a ideia do Transcendente de maneiras diversas nas experiências culturais;
·         Conhecer a história da origem e formação dos textos sagrados, relacionando-os com as práticas religiosas significantes nos diferentes grupos;
·         Perceber que as representações do Transcendente de cada tradição religiosa se constituem no valor supremo de uma cultura;
·         Refletir o sentido da atitude moral, como consequência do fenômeno religioso e expressão da consciência através da resposta pessoal e comunitária do ser humano;
·         Perceber a dimensão religiosa como um compromisso histórico diante da vida e do Transcendente para o estabelecimento de novas relações do ser humano com a natureza;
·         Conhecer o sentido da vida sustentado pelas crenças, doutrinas, normas e métodos de relacionamento com o Transcendente, com os outros, com o cosmos e consigo mesmo.



METODOLOGIA:
·         Aulas expositivas e dialogadas
·         Dinâmicas
·         Perguntas orais e escritas
·         Atividades fotocopiadas
·         Atividades extraclasses
·         Excursões
·         Trabalhos individuais e coletivos
·         Teatro
·         Músicas
·         Histórias Bíblicas
·         Filmes bíblicos

RECURSOS:
·         Lousa
·         Apagador
·         Piloto
·         Giz
·         Fotocópias
·         Apostilas
·         Cartazes
·         Aparelho de TV
·         Aparelho de som
·         CD
·         DVD
·         Pen-drive
·         Papel sulfite
·         Cartazes
·         Cartolina
·         Sucatas
·        Prendas e brindes



6ºANO
OBJETIVOS
CONCEITO
CONTEÚDOS
AÇÃO/OPERAÇÃO
AVALIAÇÃO


1º BIMESTRE

Perceber a diferença e semelhança entre Ensino Religioso escolar e religiosidade.

Perceber que cada pessoa possui sua concepção de Deus.

Identificar quais as experiências religiosas vivificadas em sua vida.
Ser humano
Alteridade
Valores
Limites éticos/morais

Conhecimento revelado

Formas de revelação

Autoridade da revelação

Sentido da vida
Ideia do Transcendente
Estruturas religiosas
Ideologias religiosas
Divindades
Determinações das tradições religiosas
Verdades da fé.

Diversidades das práticas
Rituais
Símbolos
Espiritualidades

Caminhos de reintegração
Narrativas sagradas
Contexto
Cultura/hermenêutica
Textos sagrados orais e escritos
O que é o Ensino Religioso?

Objetivo e formas de avaliação do Ensino Religioso

O que é religiosidade?

Nossa concepção do Transcendente

Podemos conhecer a Deus.
Deus imanente e transcendente.

Experiência religiosa e mudança de Atitude.


Acolhimento
Apresentação da professora e dos alunos.

Dinâmica do caminho: imaginar um caminho e fazer analogia coma nossa vida.

Problematização e debate sobre o objetivo do Ensino Religioso na escola.

Contrato didático construído com os alunos sobre o respeito às diferenças e as formas de avaliação.

Tarefa de conversas e mostrar para os pais o objetivo do Ensino Religioso.

Estudo de texto impresso: O que é Religião?

Diálogo e questionamentos
Mensagens e histórias da literatura infantil, lidas no início de cada aula para reforças valores.

Recitação e apresentação do poema “Deus: nome dos nossos desejos” de Rubem Alves.

Ouvir a música: Iguais.

Música dos monarcas: O vento























2º BIMESTRE

Ser humano
Alteridade
Valores
Limites éticos/morais

Conhecimento revelado

Formas de revelação

Autoridade da revelação

Sentido da vida
Ideia do Transcendente
Estruturas religiosas
Ideologias religiosas
Divindades
Determinações das tradições religiosas
Verdades da fé.

Diversidades das práticas
Rituais
Símbolos
Espiritualidades

Caminhos de reintegração
Narrativas sagradas
Contexto
Cultura/hermenêutica
Textos sagrados orais e escritos









BIMESTRE
Ser humano
Alteridade
Valores
Limites éticos/morais

Conhecimento revelado

Formas de revelação

Autoridade da revelação

Sentido da vida
Ideia do Transcendente
Estruturas religiosas
Ideologias religiosas
Divindades
Determinações das tradições religiosas
Verdades da fé.

Diversidades das práticas
Rituais
Símbolos
Espiritualidades

Caminhos de reintegração
Narrativas sagradas
Contexto
Cultura/hermenêutica
Textos sagrados orais e escritos





4º BIMESTRE

Ser humano
Alteridade
Valores
Limites éticos/morais

Conhecimento revelado

Formas de revelação

Autoridade da revelação

Sentido da vida
Ideia do Transcendente
Estruturas religiosas
Ideologias religiosas
Divindades
Determinações das tradições religiosas
Verdades da fé.

Diversidades das práticas
Rituais
Símbolos
Espiritualidades

Caminhos de reintegração
Narrativas sagradas
Contexto
Cultura/hermenêutica
Textos sagrados orais e escritos











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