6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental.
Objetivo Geral do Ensino Religioso:
Proporcionar ao aluno o
conhecimento soa elementos que compõem o fenômeno religioso, a partir de sua
própria experiência, as formas que exprime o Transcendente na superação da
finitude humana, valorizando o pluralismo e a diversidade cultural presentes na
sociedade.
Objetivos Específicos:
·
Compreender os diferentes significados dos
símbolos religiosos na vida e convivência das pessoas e grupos;
·
Compreender que pela simbologia se expressa a
ideia do Transcendente de maneiras diversas nas experiências culturais;
·
Conhecer a história da origem e formação dos
textos sagrados, relacionando-os com as práticas religiosas significantes nos
diferentes grupos;
·
Perceber que as representações do
Transcendente de cada tradição religiosa se constituem no valor supremo de uma
cultura;
·
Refletir o sentido da atitude moral, como
consequência do fenômeno religioso e expressão da consciência através da
resposta pessoal e comunitária do ser humano;
·
Perceber a dimensão religiosa como um
compromisso histórico diante da vida e do Transcendente para o estabelecimento
de novas relações do ser humano com a natureza;
·
Conhecer o sentido da vida sustentado pelas
crenças, doutrinas, normas e métodos de relacionamento com o Transcendente, com
os outros, com o cosmos e consigo mesmo.
METODOLOGIA:
·
Aulas expositivas e dialogadas
·
Dinâmicas
·
Perguntas orais e
escritas
·
Atividades
fotocopiadas
·
Atividades
extraclasses
·
Excursões
·
Trabalhos
individuais e coletivos
·
Teatro
·
Músicas
·
Histórias Bíblicas
·
Filmes bíblicos
RECURSOS:
·
Lousa
·
Apagador
·
Piloto
·
Giz
·
Fotocópias
·
Apostilas
·
Cartazes
·
Aparelho de TV
·
Aparelho de som
·
CD
·
DVD
·
Pen-drive
·
Papel
sulfite
·
Cartazes
·
Cartolina
·
Sucatas
·
Prendas e brindes
6ºANO
OBJETIVOS
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CONCEITO
|
CONTEÚDOS
|
AÇÃO/OPERAÇÃO
|
AVALIAÇÃO
|
|
1º
BIMESTRE
|
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Perceber a
diferença e semelhança entre Ensino Religioso escolar e religiosidade.
Perceber que
cada pessoa possui sua concepção de Deus.
Identificar
quais as experiências religiosas vivificadas em sua vida.
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Ser humano
Alteridade
Valores
Limites
éticos/morais
Conhecimento revelado
Formas de revelação
Autoridade da revelação
Sentido da vida
Ideia
do Transcendente
Estruturas
religiosas
Ideologias
religiosas
Divindades
Determinações
das tradições religiosas
Verdades
da fé.
Diversidades das práticas
Rituais
Símbolos
Espiritualidades
Caminhos de reintegração
Narrativas
sagradas
Contexto
Cultura/hermenêutica
Textos
sagrados orais e escritos
|
O que é o Ensino Religioso?
Objetivo e formas de avaliação do Ensino Religioso
O que é religiosidade?
Nossa concepção do Transcendente
Podemos conhecer a Deus.
Deus imanente e transcendente.
Experiência religiosa e mudança de Atitude.
|
Acolhimento
Apresentação da professora e dos alunos.
Dinâmica do caminho: imaginar um caminho e fazer
analogia coma nossa vida.
Problematização e debate sobre o objetivo do
Ensino Religioso na escola.
Contrato didático construído com os alunos sobre o
respeito às diferenças e as formas de avaliação.
Tarefa de conversas e mostrar para os pais o
objetivo do Ensino Religioso.
Estudo de texto impresso: O que é Religião?
Diálogo e questionamentos
Mensagens e histórias da literatura infantil,
lidas no início de cada aula para reforças valores.
Recitação e apresentação do poema “Deus: nome dos
nossos desejos” de Rubem Alves.
Ouvir a música: Iguais.
Música dos monarcas: O vento
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2º
BIMESTRE
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Ser humano
Alteridade
Valores
Limites
éticos/morais
Conhecimento revelado
Formas de revelação
Autoridade da revelação
Sentido da vida
Ideia
do Transcendente
Estruturas
religiosas
Ideologias
religiosas
Divindades
Determinações
das tradições religiosas
Verdades
da fé.
Diversidades das práticas
Rituais
Símbolos
Espiritualidades
Caminhos de reintegração
Narrativas
sagradas
Contexto
Cultura/hermenêutica
Textos
sagrados orais e escritos
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3ºBIMESTRE
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Ser humano
Alteridade
Valores
Limites
éticos/morais
Conhecimento revelado
Formas de revelação
Autoridade da revelação
Sentido da vida
Ideia
do Transcendente
Estruturas
religiosas
Ideologias
religiosas
Divindades
Determinações
das tradições religiosas
Verdades
da fé.
Diversidades das práticas
Rituais
Símbolos
Espiritualidades
Caminhos de reintegração
Narrativas
sagradas
Contexto
Cultura/hermenêutica
Textos
sagrados orais e escritos
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4º BIMESTRE
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Ser humano
Alteridade
Valores
Limites
éticos/morais
Conhecimento revelado
Formas de revelação
Autoridade da revelação
Sentido da vida
Ideia
do Transcendente
Estruturas
religiosas
Ideologias
religiosas
Divindades
Determinações
das tradições religiosas
Verdades
da fé.
Diversidades das práticas
Rituais
Símbolos
Espiritualidades
Caminhos de reintegração
Narrativas
sagradas
Contexto
Cultura/hermenêutica
Textos
sagrados orais e escritos
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