sábado, 25 de maio de 2019

PLANO DE CURSO - LÍNGUA PORTUGUESA - 6º e 7º anos


DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIES: 6º e 7º anos
PLANO DE CURSO
“Se olho demoradamente para uma palavra descubro, dentro dela, outras tantas palavras. Assim, cada palavra contém muitas leituras e sentidos. O meu texto surge, algumas vezes, a partir de uma palavra que, ao me encantar, também me dirige. E vou descobrindo, desdobrando, criando relações entre as novas palavras que dela vão surgindo. Por isso digo sempre: é a palavra que me escreve.”


Bartolomeu Campos Queirós

1. APRESENTAÇÃO
            O ensino formal da Língua Portuguesa visa desenvolver no educando as habilidades de leitura e escrita de modo a facilitar sua inserção na sociedade globalizada favorecendo a compreensão dos diversos gêneros textuais abordados durante o ano letivo para que os alunos possam usufruir seus conhecimentos no convívio escolar e na sociedade promovendo a sua vida social cultural e afetiva.

2. OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA
           Apresentar a linguagem como um instrumento para a ação social do indivíduo na interação com a sociedade, e principalmente como um facilitador da ação comunicativa.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
·         Conhecer as características dos gêneros textuais.
·         Identificar a finalidade e intencionalidade dos gêneros textuais.
·         Fazer uso dos recursos da língua em diferentes situações de comunicação.
·         Criar condições de produção obedecendo as características dos gêneros textuais.
·         Adequar a linguagem em diferentes situações de comunicação e de interlocutor.
·         Aprimorar a habilidade de leitura verbal e não verbal.
·         Identificar os recursos expressivos da língua.
·         Reconhecer os nomes como elementos importantes na elaboração de sentidos no texto.
·         Adequar a variedade linguística ao contexto de produção.
·         Reconhecer o valor dos adjetivos dentro do texto.
·         Aprimorar a habilidade de escrita.
·         Identificar os pronomes.
·         Reconhecer os pronomes como elementos de coesão textual.
·         Aprofundar o estudo dos tempos verbais no modo indicativo.

4. CONTEÚDOS

 4.1. Gêneros textuais/Eixos
·         Narrar: romance de aventura, conto popular, história em quadrinhos, fábula.
·         Relatar: notícia, relato de viagem, diário íntimo.
·         Linguagem poética: poema, quadrinha.
·         Expor: artigo expositivo de livro didático, artigo de divulgação científica.
·         Argumentar: entrevista, anúncio publicitário.

4.2. Reflexão Linguística
 .Língua e linguagem.
·         Texto e produção de sentidos
·         Variação linguística: variedades regionais, sociais e situacionais.
·         Substantivo: conceito e flexões
·         Adjetivo: conceito e flexões
·         Artigo e numeral
·         Interjeição
·         Pronomes pessoais, de tratamento e demonstrativos.
·         Verbo: modo indicativo

 4.3. Questões de escrita 
·         Letra e fonema
·         Encontro consonantal e dígrafo
·         Separação de sílabas
·         Sílaba tônica e acentuação das oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
·         Acentuação dos hiatos e ditongos
·         Emprego do J e G

4.4. Conteúdo por bimestre

ano

 I Unidade:
·         Estudo do Texto
·         Textos musicalizados
·         Debate dos textos
·         Linguagem e comunicação
·         Linguagem verbal e não verbal
·         A frase
·         Tipos de frase
·         A língua e o contexto
·         Linguagem formal e informal

 II Unidade
·         Variedades linguísticas
·         Os elementos da comunicação ( emissor, receptor, mensagem, código)
·         Os tipos de textos literários (carta, bilhete, crônica, conto, peças teatrais, poesias, letras de músicas)
     
   Análise linguística
·         Substantivo
·         Artigo
·         Numeral

III Unidade
·         O dicionário (uso do mesmo e pesquisa)
·         Adjetivos e locução adjetiva
·         Classificação
·         Leitura expressiva de textos
·         Encontros vocálicos
·         Vogal
·         Semivogal
·         Ditongo
·         Hiato
·         Tritongo
·         Flexão do substantivo e adjetivos
·         Números e gêneros

IV Unidade
·         Pontuação
·         Sílaba (tônica e átona)
·         Classificação das palavras quanto ao numero de silabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba)
·         Classificação das palavras quanto à posição da silaba tônica (oxítona, paroxítona, proparoxítona)
·         Acentuação gráfica (agudo, circunflexo, til)
·         Análise linguística (numeral, classificação)

V Unidade
·         Flexão dos numerais (gênero e número)
·         Pronome (classificação)
·         Ortografia
x – ch
j – g
s – z
c – ç – ss – sc
onde – aonde
viagem – viajem

VI Unidade
·         Análise linguística
·         Advérbio (classificação)
·         Verbos (noções)
      Conjunções
           Flexões
          Tempo
          Modelo de conjunção verbal

7º ano

I Unidade
·         Leitura de textos
·         Textos musicalizados
·         Análise de textos – compreensão e interpretação
·         Tipos de textos
·         As variedades linguística
·         Língua oral e escrita

II Unidade
·         Produção de texto
·         Análise de texto
·         Substantivo
·         Adjetivo
·         Ortografia
           x – ch
           g – j
           ç – s – ss
           A grafia dos porquês
           mal – mau
           onde – aonde
           atrás – atraz

III Unidade
·         A morfossintaxe
          Sujeito e predicado
          Tipos de sujeito
          Tipos de predicado
·         Tipos de discursos ( direto e indireto)
·         Tipos de textos
           jornalísticos
           poéticos
           descritivos
           narrativo

IV Unidade
·         Diversidade linguística
·         Variedade linguística
·         Frase
·         Pontuação expressiva na língua oral (entonação) e na escrita
·         O substantivo, o artigo, o numeral.

V Unidade
·         Estudo da narrativa: o conto em prosa poética e o conto fantástico.
·         A sonoridade do texto e a construção de sentidos.
·         O resumo de uma narrativa.
·         Classes de palavras: o substantivo, o adjetivo e o verbo.
·         O substantivo e seus determinantes.
·         Os valores estilísticos do substantivo, do adjetivo e do verbo.
·         O conto e a realidade.
·         Estudo da Reportagem: a notícia.
·         A descrição como recurso linguístico e produtora de sentido do/no texto.

VI Unidade
·         Flexão dos substantivos e dos adjetivos.
·         Estudo dos pronomes. Valores estilísticos do substantivo, do adjetivo e do pronome.
·         Noções do texto argumentativo.
·         Gêneros textuais: carta e folheto instrucional.
·         Denotação e conotação.
·         Significação das palavras.
·         O estudo dos pronomes pessoais. O modo imperativo do verbo.

5. RECURSOS

 5.1. Recursos Humanos
        Alunos, professores, direção, supervisão, pessoal de apoio, pais e comunidade.

5.2. Recursos materiais  
       Livros didáticos e paradidáticos, dicionários, gramáticas normativas, revistas, jornais, papéis diversos, cartolinas, cartazes, lápis de cor, lápis, canetas, borrachas, quadros, apagadores, pincéis, computadores, televisões, vídeo, som e, retro projetor, material de sucata.

6. METODOLOGIA

            As aulas serão ministradas, buscando centralizar o educando no processo educativo, com um procedimento metodológico amparado no diálogo durante aula expositiva dinâmica com utilização de músicas, textos teatrais, leituras individuais, socializadas, ou pelo professor, cópia de resumo dos assuntos, trabalho em grupo, trava língua, poesias, adivinhações, provérbios, evento cultural, reescrita de textos variados: anúncio, panfleto, poema, carta, bilhete, embalagem, dicionário, entrevista, Cartum (charge), enquete, relatório, propaganda.

7. AVALIAÇÃO

            Dar-se-á através da observação da evolução do aluno, levando sempre em conta a participação, a frequência, a pontualidade, a assiduidade, a cooperação, a solidariedade, e também mediante a testes de leitura, provas bimestrais complementares, entre outros.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábolas, 2009.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
NOVO DICIONÁRIO ELETRÔNICO AURÉLIO DA LÍNGUA PORTUGUESA VERSÃO 7.0. 5ª ed. Paraná: Regis Ltda., 2010.
CEREJA, William Roberto. Todos os Textos. 6º ao 9ºano. 4ª edição. São Paulo: Atual, 2011.
MARCUSCHI. L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábolas, 2008.
PECHÊUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Unicamp Ed. 1988.







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