DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIES:
6º e 7º anos
PLANO
DE CURSO
“Se
olho demoradamente para uma palavra descubro, dentro dela, outras tantas
palavras. Assim, cada palavra contém muitas leituras e sentidos. O meu texto
surge, algumas vezes, a partir de uma palavra que, ao me encantar, também me
dirige. E vou descobrindo, desdobrando, criando relações entre as novas
palavras que dela vão surgindo. Por isso digo sempre: é a palavra que me
escreve.”
Bartolomeu Campos Queirós
1. APRESENTAÇÃO
O ensino formal da Língua Portuguesa
visa desenvolver no educando as habilidades de leitura e escrita de modo a
facilitar sua inserção na sociedade globalizada favorecendo a compreensão dos
diversos gêneros textuais abordados durante o ano letivo para que os alunos
possam usufruir seus conhecimentos no convívio escolar e na sociedade
promovendo a sua vida social cultural e afetiva.
2. OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA
Apresentar a linguagem como um
instrumento para a ação social do indivíduo na interação com a sociedade, e
principalmente como um facilitador da ação comunicativa.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Conhecer as características dos gêneros textuais.
·
Identificar a finalidade e intencionalidade dos
gêneros textuais.
·
Fazer uso dos recursos da língua em diferentes
situações de comunicação.
·
Criar condições de produção obedecendo as
características dos gêneros textuais.
·
Adequar a linguagem em diferentes situações de
comunicação e de interlocutor.
·
Aprimorar a habilidade de leitura verbal e não
verbal.
·
Identificar os recursos expressivos da língua.
·
Reconhecer os nomes como elementos importantes na
elaboração de sentidos no texto.
·
Adequar a variedade linguística ao contexto de
produção.
·
Reconhecer o valor dos adjetivos dentro do texto.
·
Aprimorar a habilidade de escrita.
·
Identificar os pronomes.
·
Reconhecer os pronomes como elementos de coesão
textual.
·
Aprofundar o estudo dos tempos verbais no modo
indicativo.
4. CONTEÚDOS
4.1. Gêneros textuais/Eixos
·
Narrar: romance de aventura, conto popular,
história em quadrinhos, fábula.
·
Relatar: notícia, relato de viagem, diário íntimo.
·
Linguagem poética: poema, quadrinha.
·
Expor: artigo expositivo de livro didático, artigo
de divulgação científica.
·
Argumentar: entrevista, anúncio publicitário.
4.2. Reflexão Linguística
.Língua
e linguagem.
·
Texto e produção de sentidos
·
Variação linguística: variedades regionais, sociais
e situacionais.
·
Substantivo: conceito e flexões
·
Adjetivo: conceito e flexões
·
Artigo e numeral
·
Interjeição
·
Pronomes pessoais, de tratamento e demonstrativos.
·
Verbo: modo indicativo
4.3. Questões de escrita
·
Letra e fonema
·
Encontro consonantal e dígrafo
·
Separação de sílabas
·
Sílaba tônica e acentuação das oxítonas,
paroxítonas e proparoxítonas.
·
Acentuação dos hiatos e ditongos
·
Emprego do J e G
4.4. Conteúdo por bimestre
6º ano
I
Unidade:
·
Estudo do Texto
·
Textos musicalizados
·
Debate dos textos
·
Linguagem e comunicação
·
Linguagem verbal e não verbal
·
A frase
·
Tipos de frase
·
A língua e o contexto
·
Linguagem formal e informal
II
Unidade
·
Variedades linguísticas
·
Os elementos da comunicação ( emissor,
receptor, mensagem, código)
·
Os tipos de textos literários (carta,
bilhete, crônica, conto, peças teatrais, poesias, letras de músicas)
Análise linguística
·
Substantivo
·
Artigo
·
Numeral
III Unidade
·
O dicionário (uso do mesmo e pesquisa)
·
Adjetivos e locução adjetiva
·
Classificação
·
Leitura expressiva de textos
·
Encontros vocálicos
·
Vogal
·
Semivogal
·
Ditongo
·
Hiato
·
Tritongo
·
Flexão do substantivo e adjetivos
·
Números e gêneros
IV Unidade
·
Pontuação
·
Sílaba (tônica e átona)
·
Classificação das palavras quanto ao numero
de silabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba)
·
Classificação das palavras quanto à posição
da silaba tônica (oxítona, paroxítona, proparoxítona)
·
Acentuação gráfica (agudo, circunflexo, til)
·
Análise linguística (numeral, classificação)
V Unidade
·
Flexão dos numerais (gênero e número)
·
Pronome (classificação)
·
Ortografia
x – ch
j – g
s – z
c – ç – ss – sc
onde – aonde
viagem – viajem
VI Unidade
·
Análise linguística
·
Advérbio (classificação)
·
Verbos (noções)
Conjunções
Flexões
Tempo
Modelo de conjunção verbal
7º ano
I Unidade
·
Leitura de textos
·
Textos musicalizados
·
Análise de textos – compreensão e
interpretação
·
Tipos de textos
·
As variedades linguística
·
Língua oral e escrita
II Unidade
·
Produção de texto
·
Análise de texto
·
Substantivo
·
Adjetivo
·
Ortografia
x – ch
g – j
ç – s – ss
A grafia dos porquês
mal – mau
onde – aonde
atrás – atraz
III Unidade
·
A morfossintaxe
Sujeito e predicado
Tipos de sujeito
Tipos de predicado
·
Tipos de discursos ( direto e indireto)
·
Tipos de textos
jornalísticos
poéticos
descritivos
narrativo
IV Unidade
·
Diversidade linguística
·
Variedade linguística
·
Frase
·
Pontuação expressiva na língua oral
(entonação) e na escrita
·
O substantivo, o artigo, o numeral.
V Unidade
·
Estudo da narrativa: o conto em prosa poética
e o conto fantástico.
·
A sonoridade do texto e a construção de
sentidos.
·
O resumo de uma narrativa.
·
Classes de palavras: o substantivo, o
adjetivo e o verbo.
·
O substantivo e seus determinantes.
·
Os valores estilísticos do substantivo, do
adjetivo e do verbo.
·
O conto e a realidade.
·
Estudo da Reportagem: a notícia.
·
A descrição como recurso linguístico e
produtora de sentido do/no texto.
VI Unidade
·
Flexão dos substantivos e dos adjetivos.
·
Estudo dos pronomes. Valores estilísticos do
substantivo, do adjetivo e do pronome.
·
Noções do texto argumentativo.
·
Gêneros textuais: carta e folheto
instrucional.
·
Denotação e conotação.
·
Significação das palavras.
·
O estudo dos pronomes pessoais. O modo
imperativo do verbo.
5. RECURSOS
5.1. Recursos Humanos
Alunos, professores, direção, supervisão,
pessoal de apoio, pais e comunidade.
5.2. Recursos materiais
Livros didáticos e paradidáticos,
dicionários, gramáticas normativas, revistas, jornais, papéis diversos,
cartolinas, cartazes, lápis de cor, lápis, canetas, borrachas, quadros,
apagadores, pincéis, computadores, televisões, vídeo, som e, retro projetor,
material de sucata.
6. METODOLOGIA
As aulas serão ministradas,
buscando centralizar o educando no processo educativo, com um procedimento
metodológico amparado no diálogo durante aula expositiva dinâmica com
utilização de músicas, textos teatrais, leituras individuais, socializadas, ou
pelo professor, cópia de resumo dos assuntos, trabalho em grupo, trava língua,
poesias, adivinhações, provérbios, evento cultural, reescrita de textos
variados: anúncio, panfleto, poema, carta, bilhete, embalagem, dicionário,
entrevista, Cartum (charge), enquete, relatório, propaganda.
7. AVALIAÇÃO
Dar-se-á através da observação da
evolução do aluno, levando sempre em conta a participação, a frequência, a
pontualidade, a assiduidade, a cooperação, a solidariedade, e também mediante a
testes de leitura, provas bimestrais complementares, entre outros.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANTUNES,
I. Língua, texto e ensino: outra escola
possível. São Paulo: Parábolas, 2009.
BAKHTIN,
M. Estética da criação verbal. São
Paulo: Martins Fontes, 1992.
NOVO DICIONÁRIO ELETRÔNICO AURÉLIO DA
LÍNGUA PORTUGUESA VERSÃO 7.0. 5ª ed. Paraná: Regis Ltda.,
2010.
CEREJA,
William Roberto. Todos os Textos. 6º
ao 9ºano. 4ª edição. São Paulo: Atual, 2011.
MARCUSCHI.
L. A. Produção textual, análise de
gêneros e compreensão. São Paulo: Parábolas, 2008.
PECHÊUX,
M. Semântica e discurso: uma crítica à
afirmação do óbvio. Campinas: Unicamp Ed. 1988.
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