A disciplina do amor – Lygia Fagundes Telles
Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um
jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do
trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que
via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com
seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro
e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até
a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu
posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe. Mas
eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o
cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o
olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse
indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para
casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então,
disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de
espera. O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não
morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia
chegando àquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.
Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos
homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou.
Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros
familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era
jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas
estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele
lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
01.
Relacione as palavras destacadas nas frases com a classe gramatical
correspondente.
a) O cão ficou
velho.
b) O jovem partiu
para a guerra.
c) Havia duas
pessoas na esquina.
d) Ele andou depressa
até a praça.
e) O cãozinho voltou para
casa.
f) Olá! Quem é
você?
g) O soldado era jovem.
h) O cão nunca
esqueceu seu dono.
( ) Advérbio
( ) Interjeição
( ) Preposição
( ) Substantivo
( ) Adjetivo
( ) Numeral
( ) Verbo
( ) Artigo
a) Nessa passagem, a
palavra jovem foi usada como substantivo e também como adjetivo. Em qual
ocorrência ela é substantivo? Em qual é adjetivo?
b) A que palavra
anterior refere-se o pronome pessoal lo na expressão "esperá-lo"?
03. Releia
esta outra passagem do texto "A disciplina do amor": "Foi na
França, durante a Segunda Grande Guerra: um jovem tinha um cachorro que todos
os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina,
um pouco antes das seis da tarde". Destaque desse trecho:
> Um substantivo
próprio.
> Um advérbio de
modo.
> Um numeral
cardinal.
> Um adjetivo.
> Um substantivo
comum.
> Um advérbio de
tempo.
> Um artigo
definido.
04.
Sublinhe os substantivos abstratos presentes abaixo e escreva o antônimo de
cada um deles.
a) A bondade desse
homem.
b) A simpatia dessa
moça.
c) A valentia desse
rapaz.
d) A beleza desse
rosto.
e) A rapidez desse
atleta.
f) A utilidade dessa
ferramenta.
g) A dificuldade
desse trabalho.
h) A honestidade
desses homens.
i) A felicidade
dessas crianças.
05.
Sublinhe e classifique os adjetivos presentes nas frases abaixo, informando se
eles são simples ou compostos.
a) A seleção
brasileira vai jogar na Europa.
b) Um cantor
norte-americano vai se apresentar no Brasil.
c) Nosso time tem uma
camisa alvinegra.
d) Ele comprou uma
paletó azul-marinho.
e) Ele é um homem
gentil e educado.
06.
Complete as lacunas com artigos definidos ou indefinidos.
a) Gostaria de
aprender ___ letra desta música.
b) Durante ___ viagem
que fiz no domingo, li ____ livro interessante.
c) Quem são ___
autores desta música?
d) Pode ser que, ___
dia, a gente se encontre novamente.
e) ___ professor quer
conversar com ___ pais desse aluno.
f) ___ goleiro do
nosso time está machucado.
g) ___ aluna do sexto
ano vai entregar ___ presente ao professor.
07.
Classifique as palavras destacadas, dizendo se elas são artigo indefinido ou
numeral cardinal.
a) Você terminou só
um exercício? Por quê?
b) Ontem, uma pessoa
procurou por você.
c) Enquanto esperava,
peguei uma revista qualquer e fiquei lendo.
d) Você quer uma ou
duas folhas de papel?
e) Basta um
funcionário para fazer esse trabalho.
f) Pegue uma caneta e
anote este recado.
Gabarito
01.
( d ) Advérbio
( f ) Interjeição
( e ) Preposição
( a ) Substantivo
( g ) Adjetivo
( c ) Numeral
( b ) Verbo
( h ) Artigo
02.
a) Na primeira ocorrência ("era jovem"), é
adjetivo; na segunda ("quando o jovem partiu"), é substantivo.
b) Refere-se à palavra jovem, isto é, ao dono do
cãozinho.
03.
> Um substantivo
próprio: França
> Um advérbio de
modo: pontualmente
> Um numeral
cardinal: seis
> Um adjetivo:
grande
> Um substantivo
comum: jovem, cachorro, dias, trabalho, esquina, tarde
> Um advérbio de
tempo: antes
> Um artigo
definido: a, os
04.
a) bondade: maldade
b) simpatia:
antipatia
c) valentia: covardia
d) beleza: feiura
e) rapidez: lentidão
f) utilidade:
inutilidade
g) dificuldade:
facilidade
h) honestidade:
desonestidade
i) felicidade:
infelicidade
05.
a) Brasileira;
simples.
b) Norte-americano;
composto.
c) Alvinegra;
composto.
d) Azul-marinho;
composto.
e) Gentil, educado;
simples.
06.
a) a
b) a/um
c) os
d) um
e) o/os
f) o
g) uma/o
07.
a) numeral
b) indefinido
c) indefinido
d) numeral
e) numeral
f) indefinido
Nenhum comentário:
Postar um comentário