Material: 1 jarra com água, 3 copos e 3
comprimidos efervescentes, daqueles que vem dentro de um envelope, pode ser
sonrisal ou algum semelhante, o importante é que venha em uma embalagem.
Numero de participantes: Como se trata de uma
atividade de catequese para reflexão não importa o número de participantes
desde que todos possam ver a atividade e ouvir o coordenador.
Tempo estimado: 20 minutos
Como fazer: O coordenador deve reunir os
participantes e providenciar uma mesa sobre a qual colocará os copos e os
comprimidos efervescentes, é importante que todos consigam ver a mesa, os copos
e os comprimidos. Como é uma atividade reflexiva o coordenador pode iniciar
lendo um trecho da bíblia ou alguma mensagem religiosa que fale sobre a fé,
sobre viver a religiosidade como um verdadeiro cristão.
Feita
a introdução o coordenador iniciará a demonstração, segue abaixo um texto
demonstrativo, cada um pode fazer da maneira que achar mais conveniente.
Professor:
Vejam todos, sobre essa mesa temos 1 jarra com água, 3 copos e 3 comprimidos
efervescentes, prestem muita atenção pois vou utilizar uma linguagem metafórica
para passar a vocês uma mensagem sobre fé e experiência religiosa.
O
professor pega a jarra e coloca água nos 3 copos, não precisa encher. Logo em
seguida pega os 3 comprimidos efervescentes e deixa eles de lado pois serão
utilizados a seguir.
Professor:
Agora peço que todos prestem atenção.
Pega o primeiro comprimido com embalagem
fechada e coloca do lado do copo.
Pega o segundo comprimido com embalagem
fechada e coloca dentro do segundo copo com água.
Por ultimo pega o terceiro comprimido
efervescente, retira da embalagem e o coloca dentro da água o qual começará a
efervescer soltando as tradicionais bolhas.
Professor: Após essa demonstração eu gostaria
vocês fizessem uma reflexão sobre o que foi feito aqui e me expliquem com suas
palavras o que puderam observar, o que entenderam, qual a relação dessa cena
com a fé, com a vida religiosa.
O
coordenador deve incentivar que todos participem e dêem sua opinião, seu ponto
de vista sabendo contornar brincadeiras que eventualmente surgirão, não as
evitando totalmente, mas trazendo o foco dos participantes para o objetivo da
atividade proposta na catequese.
Conclusão:
Após ouvir as respostas dos participantes o professor deverá concluir a atividade explicando o simbolismo, a
mensagem que essa metáfora quis passar a todos.
O primeiro copo com o efervescente do lado de
fora e dentro da embalagem representa aquela pessoa que não aceita a religião,
que não participa de nenhum tipo de atividade, ela fica fora de tudo, deixa
Deus de fora de sua vida.
O segundo copo com o efervescente ainda na
embalagem e dentro da água representa aquela pessoa que tem uma vida religiosa,
que aceita Deus, participa das atividades, no entanto é uma pessoa fechada as
verdades da fé, que não se deixa tocar pelo espírito santo e se entrega de
corpo e alma a viver o evangelho.
O terceiro copo representa aquela pessoa que
se entrega, que participa da vida religiosa, se abre e se entrega de coração
aberto a Deus, a seus desígnios e está pronta para ouvir sua palavra e
experimentar e vivenciar o que realmente é a fé, essa é uma pessoa de fé, um
cristão completo.
No final
o professor pede que todos
reflitam sobre isso, em qual exemplo sua vida se enquadra e o que pode ser
feito para se tornar uma pessoa de fé, um cristão completo. Pode ser realizada
uma série de atividades lúdicas, desenhos, um teatrinho onde cada participante
vai representar a jarra, os copos, os comprimidos, onde cada um pode vivenciar
e experimentar a realidade contida em cada copo, passando um a um até chegar
naquele que irá efervescer, que irá se misturar com a água que simboliza Deus e
se tornar um com ela. Também pode ser proposta uma redação.
Mímica
Divina, gestos também são palavras
A brincadeira da mímica divina é muito
divertida e pode ser realizada em vários tipos de ocasiões, seja para quebrar o
gelo antes da aula ou para integrar os participantes.
Objetivo
da atividade: Utilizar a linguagem corporal e a
comunicação gestual para encenar algumas passagens bíblicas ou atos ecumênicos
realizados durante a missa, os sacramentos, integrar os participantes, quebrar
o gelo, promover o relacionamento interpessoal.
Número
de participantes: 5 mínimo, 30 máximo.
Material: de
20 a 30 fotografias ou desenhos que representem alguma passagem bíblica, algum
ato ecumênico, alguma coisa realizada durante a missa, algum sacramento,
qualquer representação gráfica que passe a idéia ao participante para que
através da mímica ele possa passar a mensagem para os demais descobrirem o que
é.
Como
fazer a brincadeira: Pode ser realizada de duas maneiras.
Primeira
opção: O Professor de posse das imagens as embaralha e escolhe
4 participantes, um deles irá escolher uma imagem todos, inclusive o
coordenador irão encenar através de mímicas a mensagem que a imagem está
passando para que os demais participantes possam opinar até que alguém descubra
o que é. Deve se estipular um tempo de 1 minuto para cada imagem, se as pessoas
não descobrem escolhe outra imagem e começa novamente a encenar, tem que ser
bem rápido, bem dinâmico, mesmo quando descobrem antes de 1 minuto não deve
parar, já se pega outra imagem e continua. Cada grupo de 4 ou 5 pessoas
escolhidos pelo coordenador encenam 5 mímicas e por se tratar de uma mímica não
vale falar, somente utilizar gestos.
Segunda
opção: O coordenador escolhe 1 participante e pede que ele
retire uma imagem e que a encene sozinho através de mímicas para que os
participantes descubram o que é, o tempo é o mesmo, 1 minuto. Assim que alguém
descobrir ou o tempo terminar é chamada uma nova pessoa e a brincadeira começa,
assim por diante para que todos participem.
Conclusão: No
final da atividade de catequese o coordenador deve explicar a importância da
comunicação entre as pessoas para que cada um possa expressar aquilo que sente
de forma clara e da mesma maneira tenham a perspicácia de entender através dos
gestos ou atitudes dos amigos o que eles estão pensando, sentindo naquele
momento. As vezes as pessoas não conseguem expressar seus sentimentos com
palavras mas seus gestos e atitudes falam mais e podem ser interpretados por
seus amigos que sabendo ler os sinais podem dar conselhos, uma palavra amiga.
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