terça-feira, 11 de junho de 2019

Ensino Religioso - Atividades


ATIVIDADE I

1) Consulte os seus conhecimentos sobre Religião e faça um paralelo entre os significados das duas palavras: RELIGIOSIDADE e RELIGIÃO.

2) a) Como as religiões podem contribuir para a humanização das sociedades humanas?
 b) E com base em suas próprias experiências da religiosidade ou de religiões, de que modo você ajudaria as pessoas serem mais éticas e tolerantes?

3) Buscando resgatar a espiritualidade a partir da religiosidade, a grosso modo, como podemos entender o ser humano?

4) Considerando os três níveis de composição do ser humano, onde se encontra a espiritualidade?


ATIVIDADE II:

1. Conceitue: Transcendência, Imanência e Transparência.

2. Qual o sentido de uma abertura a priori na relação da pessoa humana com o transcendente?

3. O que levou o ser humano a crer numa divindade?

4. Qual a razão da existência de religiões?

 5. A formação do campo religioso brasileiro deu base para a construção da sua identidade religiosa; faça um paralelo interpretando os dados históricos decorridos entre os séculos: XVI, XIX e XX.

6. Como você interpretaria o fenômeno religioso na nossa atualidade contemporânea?
















RESPOSTAS: ATIVIDADE I
1. Consulte os seus registros e explicações e faça um paralelo entre os significados das duas palavras: RELIGIOSIDADE e RELIGIÃO. RELIGIOSIDADE RELIGIÃO - Dimensão do ser humano, na qual ele experimenta o sentido espiritual e transcendente da vida; - Nasce com o ser humano; - Pode ser desenvolvida, positivamente, pela educação ou formação do senso ético; na família e na comunidade religiosa. - É religar, unir novamente o ser humano consigo, com os outros, com a natureza, com o sagrado, ao transcendente e ao imanente; - É realidade primeira do ser humano; - Maneira concreta de vivenciar o sentimento religioso;

 2) a) Como as religiões podem contribuir para a humanização das sociedades humanas? Contribuem na humanização das sociedades, ajudam as pessoas a serem felizes e solidárias umas com as outras promovendo a defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz, da fraternidade e do respeito entre os povos.

 2) b) E com base em suas próprias experiências da religiosidade ou de religiões, de que modo você ajudaria as pessoas serem mais éticas e tolerantes? Resposta pessoal...

3) A grosso modo, como podemos entender o ser humano? Como um ser animobiopsicocultural, um ente composto por três níveis articulados, o corporal, o psíquico e o espiritual, que vive em uma cultura, a qual é configurada social, geográfica e historicamente, e que compõe um campo que configura o ser humano, embora não o determine.

 4) Considerando os três níveis de composição do ser humano, onde se encontra a espiritualidade? Está presente na possibilidade da hierarquização dos valores, nas decisões, na reflexão profunda sobre a existência e, na possibilidade e, ou na necessidade do ser humano tecer um sentido para a sua vida, um bom motivo para continuar vivendo.

 RESPOSTAS: ATIVIDADE II

1. Conceitue: Transcendência – Realidade fenomenológica definida, cuja capacidade humana não é capaz de abarcá-la em sua totalidade; pois esta ultrapassa a condição limitada da criatura. Imanência – Realidade concreta em processo da natureza ou criatura que incide ou sofre a ação do tempo e do espaço. Transparência – Realidade que torna presente o transcendente, na criatura, ou junto ao homem, que, acolhe e interpreta-o dentro da condição imanente.

2. Qual o sentido de uma abertura a priori na relação da pessoa humana com o transcendente? Independente da condição de causa e efeito, própria das realidades empíricas, isto é, das experiências realizadas pelas ciências; o ser humano traz consigo uma abertura à priori, para a dimensão fenomenológica acerca da sua existência e das demais.

3. O que levou o ser humano a crer numa divindade? Ao perceberem a regularidade da natureza, e notando não ser a causa delas, mesmo as coisas boas e as ameaçadoras; algo independente da ação humana. Tudo isto o conduziu à crença em poderes superiores ao humano e à busca de meios para nos comunicar com eles.

4. Qual a razão da existência de religiões? Levar o homem à possibilidade de usar a razão para conhecer a lei natural que está inscrita em todo homem, que é possível discernir razoavelmente o bem e o mal. A religião organiza os espaços dando-lhe qualidades humanas ou qualidades culturais, diferentes das simples características naturais.

5. A formação do campo religioso brasileiro deu base para a construção da sua identidade religiosa; faça um paralelo interpretando os dados históricos decorridos entre os séculos: XVI, XIX e XX. No Séc. XVI, com o surgimento da ciência moderna, Renascimento das artes e cultura o antropocentrismo se torna a chave de leitura da realidade. O teocentrismo e as religiões começam a perderem sua hegemonia e a dá lugar à maioridade do homem nas suas atitudes, escolhas e na busca do conhecimento. No Séc. XIX termina por completo a hegemonia do teocentrismo e, o monopólio legal por parte do cristianismo católico, começa a surgir o ingresso de novas religiões e igrejas no continente e no Brasil. A partir do Séc. XX, as Igrejas pentecostais começam a instalar-se no Brasil.
6. Como você interpretaria o fenômeno religioso na nossa atualidade contemporânea? Vivemos em meio a uma diversidade religiosa, e ao mesmo tempo ao ateísmo, às crenças pessoais ou sem religião definida; num mundo que se apresenta secularizado, cujas experiências religiosas são de modo funcional e técnico, a satisfação do indivíduo em detrimento da coletividade. A busca do sagrado é constante, mas de modo de satisfação pessoal

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