ATIVIDADE I
1)
Consulte os seus conhecimentos sobre Religião e faça um paralelo entre os
significados das duas palavras: RELIGIOSIDADE e RELIGIÃO.
2)
a) Como as religiões podem contribuir para a humanização das sociedades
humanas?
b) E com base em suas próprias experiências da
religiosidade ou de religiões, de que modo você ajudaria as pessoas serem mais
éticas e tolerantes?
3)
Buscando resgatar a espiritualidade a partir da religiosidade, a grosso modo,
como podemos entender o ser humano?
4)
Considerando os três níveis de composição do ser humano, onde se encontra a
espiritualidade?
ATIVIDADE
II:
1.
Conceitue: Transcendência, Imanência e Transparência.
2.
Qual o sentido de uma abertura a priori na relação da pessoa humana com o
transcendente?
3. O
que levou o ser humano a crer numa divindade?
4.
Qual a razão da existência de religiões?
5. A formação do campo religioso brasileiro
deu base para a construção da sua identidade religiosa; faça um paralelo
interpretando os dados históricos decorridos entre os séculos: XVI, XIX e XX.
6.
Como você interpretaria o fenômeno religioso na nossa atualidade contemporânea?
RESPOSTAS:
ATIVIDADE I
1.
Consulte os seus registros e explicações e faça um paralelo entre os
significados das duas palavras: RELIGIOSIDADE e RELIGIÃO. RELIGIOSIDADE
RELIGIÃO - Dimensão do ser humano, na qual ele experimenta o sentido espiritual
e transcendente da vida; - Nasce com o ser humano; - Pode ser desenvolvida,
positivamente, pela educação ou formação do senso ético; na família e na
comunidade religiosa. - É religar, unir novamente o ser humano consigo, com os
outros, com a natureza, com o sagrado, ao transcendente e ao imanente; - É
realidade primeira do ser humano; - Maneira concreta de vivenciar o sentimento
religioso;
2) a) Como as religiões podem contribuir para
a humanização das sociedades humanas? Contribuem na humanização das sociedades,
ajudam as pessoas a serem felizes e solidárias umas com as outras promovendo a
defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz, da fraternidade e do respeito
entre os povos.
2) b) E com base em suas próprias experiências
da religiosidade ou de religiões, de que modo você ajudaria as pessoas serem
mais éticas e tolerantes? Resposta pessoal...
3) A
grosso modo, como podemos entender o ser humano? Como um ser
animobiopsicocultural, um ente composto por três níveis articulados, o
corporal, o psíquico e o espiritual, que vive em uma cultura, a qual é
configurada social, geográfica e historicamente, e que compõe um campo que
configura o ser humano, embora não o determine.
4) Considerando os três níveis de composição
do ser humano, onde se encontra a espiritualidade? Está presente na
possibilidade da hierarquização dos valores, nas decisões, na reflexão profunda
sobre a existência e, na possibilidade e, ou na necessidade do ser humano tecer
um sentido para a sua vida, um bom motivo para continuar vivendo.
RESPOSTAS: ATIVIDADE II
1.
Conceitue: Transcendência – Realidade fenomenológica definida, cuja capacidade
humana não é capaz de abarcá-la em sua totalidade; pois esta ultrapassa a
condição limitada da criatura. Imanência – Realidade concreta em processo da
natureza ou criatura que incide ou sofre a ação do tempo e do espaço.
Transparência – Realidade que torna presente o transcendente, na criatura, ou
junto ao homem, que, acolhe e interpreta-o dentro da condição imanente.
2.
Qual o sentido de uma abertura a priori na relação da pessoa humana com o
transcendente? Independente da condição de causa e efeito, própria das
realidades empíricas, isto é, das experiências realizadas pelas ciências; o ser
humano traz consigo uma abertura à priori, para a dimensão fenomenológica
acerca da sua existência e das demais.
3. O
que levou o ser humano a crer numa divindade? Ao perceberem a regularidade da
natureza, e notando não ser a causa delas, mesmo as coisas boas e as
ameaçadoras; algo independente da ação humana. Tudo isto o conduziu à crença em
poderes superiores ao humano e à busca de meios para nos comunicar com eles.
4.
Qual a razão da existência de religiões? Levar o homem à possibilidade de usar
a razão para conhecer a lei natural que está inscrita em todo homem, que é
possível discernir razoavelmente o bem e o mal. A religião organiza os espaços
dando-lhe qualidades humanas ou qualidades culturais, diferentes das simples
características naturais.
5. A
formação do campo religioso brasileiro deu base para a construção da sua
identidade religiosa; faça um paralelo interpretando os dados históricos decorridos
entre os séculos: XVI, XIX e XX. No Séc. XVI, com o surgimento da ciência
moderna, Renascimento das artes e cultura o antropocentrismo se torna a chave
de leitura da realidade. O teocentrismo e as religiões começam a perderem sua
hegemonia e a dá lugar à maioridade do homem nas suas atitudes, escolhas e na
busca do conhecimento. No Séc. XIX termina por completo a hegemonia do
teocentrismo e, o monopólio legal por parte do cristianismo católico, começa a
surgir o ingresso de novas religiões e igrejas no continente e no Brasil. A
partir do Séc. XX, as Igrejas pentecostais começam a instalar-se no Brasil.
6.
Como você interpretaria o fenômeno religioso na nossa atualidade contemporânea?
Vivemos em meio a uma diversidade religiosa, e ao mesmo tempo ao ateísmo, às
crenças pessoais ou sem religião definida; num mundo que se apresenta
secularizado, cujas experiências religiosas são de modo funcional e técnico, a
satisfação do indivíduo em detrimento da coletividade. A busca do sagrado é
constante, mas de modo de satisfação pessoal
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