Resumo da parábola
Essa parábola originou-se da pergunta
de um intérprete da lei (um advogado e também religioso), que buscava testar
Jesus: “Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem
é o meu próximo?” (Lc 10. 29).
Buscando responder a essa pergunta,
Jesus conta uma história: O cenário dessa parábola é o caminho entre Jerusalém
e Jericó. Um homem, viajando por esse caminho, veio a ser interceptado por
bandidos que, depois de o roubarem, ainda o deixaram gravemente ferido. Três
personagens são inseridos por Jesus na história: Um sacerdote, um levita e um
samaritano. O sacerdote e o levita eram religiosos. Esperava-se deles que
fossem praticantes da palavra de Deus, pois a conheciam. Eles sabiam o que
tinham de fazer. Já o samaritano era considerado pelos judeus uma pessoa de segunda
qualidade, indigna, pois eram inimigos. O detalhe da história é que o sacerdote
e o levita nem ligam para o homem que acabara de ser assaltado e agredido, mas
o samaritano faz de tudo para salvar esse homem.
Ensino
Jesus critica aqui a falsa
religiosidade. A falsa religiosidade é o ato de apenas ter uma religião,
praticar rituais ou aparentar ser um crente. É a hipocrisia, a falsidade. O
sacerdote e o levita deveriam exercitar seu amor por alguém que precisava, já
que tinham o conhecimento da vontade de Deus. Provavelmente, já que ninguém
estava olhando, ignoraram o problema e desviaram o seu caminho, deixando aquele
homem ali sofrendo. Mostraram com isso o quão distantes estavam de um
relacionamento sério com Deus e com o próximo.
A inserção do samaritano nessa
história mostra que o “status” não vale nada. Os samaritanos tinham o “status”
de odiados e de indignos e o sacerdote e levita de “santos”. No entanto, a
atitude de bondade desse samaritano, mostra que é isso que realmente agrada a
Deus. O samaritano doou-se completamente ao homem que necessitava, empregando
cuidado, tempo e até dinheiro. Essa é a atitude que Jesus quer ver. Em outras
palavras, Jesus quer ver obras decorrentes da fé e não uma fé vazia de boas
obras.
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