terça-feira, 4 de junho de 2019

VALORES


Vamos refletir sobre o nosso papel dentro da escola, da família e da sociedade.
Um homem não é ninguém. Melhor dizendo, não é nada. Sozinho ninguém pode realizar trabalho algum. Haverá sempre a necessidade de alguém mais. Ou para ajudar ou para ser ajudado. Para dar ou para cumprir ordens.
É o que se chama “trabalho de equipe”. A valorização de cada, um, resultando na valorização de todos. O trabalho de cada um em proveito do conjunto. Em resumo: é o Tcham, palavra inglesa conhecida por todos os povos da terra. Todos têm a sua tarefa específica e tanto é importante o conjunto, como é importante o elemento, isoladamente. Vejamos um exemplo típico deste quadro de ideias; uma redação datilografada numa máquina em que faltava a tecla do “E”
Apxsar dx minha máquina dx xscrxvxr sxr um modxlo antigo, funciona bxm, com xxcxssão dx uma txcla.
Há quarxnta x duas txclas qux funcionam bxm, mxnos uma x isso faz uma grandx difxrxnça.
Às vxzxs parxcx qux o mxu grupo „x como a minha máquina dx xcrxvxr qux nxm todos xstão dxsxmpxnhando suas funçõxs como dxvxriam.
Vocx dirá: Afinal sou apxnas uma pxça sxm xxprxssão x sxm dúvida não farxi difxrxnça à comunidade ou ao mxu local dx trabalho.
Xntrxtanto, uma organização para podxr progrxdir xficixntxmxntx, prxcisa da participação ativa dx todos os sxus componxntxs.
Na próxima vxz qux vocx pxnsar qux não precisam dx vocx, lxmbrx-sx da vxlha máquina dx xscrxvxr x diga a si próprio:
“Eu sou uma peça importante no Grupo e os meus serviços são muito necessários, portanto devo ser um bom aluno ou um bom profissional e acima de tudo um bom filho”.
O defeito foi sanado.
Agora a leitura é fácil.
A mensagem é clara e positiva.
Sinta a diferença de uma “simples peça”.
“Poucas coisas unem tanto os homens como o trabalho em conjunto”.
Identifique-se
Integre-se;
Aja em prol da aquisição de bons hábitos.
 ATIVIDADES

1. Por que um homem não é ninguém?
2. O que você entendeu por “trabalho em equipe”?
3. Você está cumprindo sua tarefa, na Escola, em casa, no trabalho? Como?

DINÂMICA
Objetivo: reconhecer os valores e qualidades.
Material: Cartões com valores escritos.
Desenvolvimentos: cada pessoa recebe um cartão com um valor que ela possua.
Deixar um momento para a reflexão pessoal.
Depois cada um vai dizer se considera ter mesmo este valor ou não. E se reconhece no grupo alguém que tem o mesmo valor.
Só no final da dinâmica, alguns guardam para si, outros souberam recomeçar este valor em outra pessoa, outros até duvidam o cartão com quem tem o mesmo valor.
Palavra de Deus: 1 Cor. 12,4-11 Lc 1, 46-55.

Nenhum comentário:

Postar um comentário