Vamos refletir sobre o nosso papel dentro da
escola, da família e da sociedade.
Um homem só não é ninguém. Melhor dizendo, não
é nada. Sozinho ninguém pode
realizar trabalho algum. Haverá sempre a necessidade de alguém mais. Ou para
ajudar ou para ser ajudado. Para dar ou para cumprir ordens. 
É o que se chama
“trabalho de equipe”. A valorização de cada, um, resultando na valorização de
todos. O trabalho de cada um em proveito do conjunto. Em resumo: é o Tcham, palavra inglesa conhecida por
todos os povos da terra. Todos têm a sua tarefa específica e tanto é importante
o conjunto, como é importante o elemento, isoladamente. Vejamos um exemplo
típico deste quadro de ideias; uma redação datilografada numa máquina em que
faltava a tecla do “E” 
Apxsar dx minha
máquina dx xscrxvxr sxr um modxlo antigo, funciona bxm, com xxcxssão dx uma
txcla. 
Há quarxnta x duas
txclas qux funcionam bxm, mxnos uma x isso faz uma grandx difxrxnça. 
Às vxzxs parxcx
qux o mxu grupo „x como a minha máquina dx xcrxvxr qux nxm todos xstão
dxsxmpxnhando suas funçõxs como dxvxriam. 
Vocx dirá: Afinal
sou apxnas uma pxça sxm xxprxssão x sxm dúvida não farxi difxrxnça à comunidade
ou ao mxu local dx trabalho. 
Xntrxtanto, uma
organização para podxr progrxdir xficixntxmxntx, prxcisa da participação ativa
dx todos os sxus componxntxs. 
Na próxima vxz qux
vocx pxnsar qux não precisam dx vocx, lxmbrx-sx da vxlha máquina dx xscrxvxr x
diga a si próprio: 
“Eu sou uma peça importante no Grupo e os
meus serviços são muito necessários, portanto devo ser um bom aluno ou um bom
profissional e acima de tudo um bom filho”. 
O defeito foi
sanado. 
Agora a leitura é
fácil. 
A mensagem é clara
e positiva. 
Sinta a diferença
de uma “simples peça”. 
“Poucas coisas
unem tanto os homens como o trabalho em conjunto”. 
Identifique-se 
Integre-se; 
Aja em prol da
aquisição de bons hábitos. 
 ATIVIDADES 
1. Por que um
homem Só não é ninguém? 
2. O que você
entendeu por “trabalho em equipe”? 
3.
Você está cumprindo sua tarefa, na Escola, em casa, no trabalho? Como?
DINÂMICA
Objetivo: reconhecer os
valores e qualidades.
Material: Cartões com
valores escritos.
Desenvolvimentos: cada
pessoa recebe um cartão com um valor que ela possua.
Deixar um momento para a
reflexão pessoal.
Depois cada um vai dizer se
considera ter mesmo este valor ou não. E se reconhece no grupo alguém que tem o
mesmo valor.
Só no final da dinâmica,
alguns guardam para si, outros souberam recomeçar este valor em outra pessoa,
outros até duvidam o cartão com quem tem o mesmo valor.
Palavra de Deus: 1 Cor.
12,4-11 Lc 1, 46-55.
 
 
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