Após a promulgação da atual LDB (Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) lei 9394/96 a educação passou por
inúmeras mudanças, novos parâmetros surgiram e nortearam a educação. O mesmo
processo também aconteceu com a disciplina de Ensino Religioso, que passou a
ser orientada pelo artigo 33 da LDB e desenhada como área de conhecimento,
passando a ser um novo foco de pesquisa, reflexão e também como componente
curricular.
Segundo a Lei numero. 9.475, de 22 de
Julho de 1997, que dá nova redação ao artigo. 33 da lei no 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para o
ensino religioso no Brasil deve ser de matricula facultativa ao educando, é
assegurado o direito a diversidade cultural e religiosa, são vedadas qualquer
forma de proselitismo.
Sendo Ensino Religioso visto como área
de conhecimento, será ele mais um importante espaço de reflexão e formação,
onde o educando fomentará interações de diversas áreas de conhecimento,
possibilitando assim uma formação integral, ecológica, holística, sistêmica e
não mais uma formação fragmentada, dividia em áreas, vinda da escola tecnicista
e do cartesianismo da ciência. O Ensino Religioso colabora com a formação
integral da pessoa humana.
É o Ensino Religioso uma das áreas de
conhecimento sobre o fenômeno religioso, o qual estuda as diversas tradições e
culturas religiosas. Pode ainda o Ensino Religioso ser um espaço de reflexão
dos valores humanos, entretanto tais temas não são apenas de responsabilidade
do Ensino Religioso e sim de todas as disciplinas.
A convivência ecumênica e o combate à
intolerância religiosa são as melhores lições que qualquer escola pode dar a
seus alunos, pois fazendo isto estaremos construindo e alimentando a paz no mundo
e evitando históricos exemplos de terrorismo que frequentemente estamos a ver
no mundo. As grandes guerras da humanidade tiveram e ainda têm motivações
religiosas, portanto espero que este artigo desperte todos os professores de
Ensino Religioso para a sua imensa responsabilidade de criar produtores da paz.
Atualmente se faz necessário conhecermos as diversas seitas, crenças e
religiões, seja pelo aspecto histórico, pela influencia cultural de algumas
delas, ou pôr sua contemporaneidade. Percebe-se que a religiosidade ao longo da
historia da humanidade sempre se destacou, polemicas, conflitos, diferenças e
afinidades entre os indivíduos e as nações ganharam caráter religioso ou
místico.
O Ensino Religioso atualmente é tido
como área de conhecimento do fenômeno religioso, o qual estuda as diversas
tradições religiosas. O Ensino Religioso pode ser um espaço de reflexão dos
temas transversais, entretanto destaca que tais temas não são só de
responsabilidade do Ensino Religioso e sim de toda a escola, segundo o que
aponta a LDB.
É importante distinguir o Ensino
Religioso de Catequese assim como também de pastoral. Atualmente as escolas
estão neste momento num período de grandes transformações, aonde a identidade
de cada instituição vem sendo esquecido, junto deste fato temos também o
pluralismo que também vem se destacando, entretanto muitas vezes este
pluralismo vem sendo confundido com relativismo que acaba por influenciar na
identidade de cada escola.
Não resta duvida que diferenciar a
pastoral do ensino religioso é uma tarefa difícil, tendo em vista o histórico
da educação brasileira desde a nossa colonização, que ainda nos influencia, e a
problemática aumenta quando se soma com a má interpretação do termo pluralismo,
que em vez de ajudar a construir uma identidade vem a enfraquecendo esta
identidade mais ainda.
O Ensino Religioso tem que ser visto
como uma área da educação ate pouco tempo era visto como via de mão única, um
elemento evangelizador da escola. O papel do Ensino religioso é despertar o
educando para o mundo do conhecimento religioso, abrindo-se para o pluralismo
religioso e para a alteridade, promovendo assim uma ação transformadora capaz
de garantir o respeito à diversidade, a pluralidade e o reconhecimento da
importância de todas as tradições religiosas. O ensino religioso possibilita um
diálogo entre e cultura e a descoberta desenvolvendo a dimensão religiosa
respeitando as diferenças culturais e religiosas.
Portanto, na escola o Ensino Religioso
tem a função de garantir a todos os educandos a possibilidade deles
estabelecerem diálogo. E, como o conhecimento religioso está no substrato
cultural, o Ensino Religioso contribui para a vida coletiva dos educandos, na
perspectiva unificadora que a expressão religiosa tem, de modo próprio e
diverso, diante dos desafios e conflitos. O conhecimento resulta das respostas
oferecidas às perguntas que o ser humano faz a si mesmo e ao informante.
A disciplina de Ensino Religioso
oferece aos Educandos elementos significativos para sua formação integral,
tendo como eixo curricular as culturas, as religiões, os textos sagrados, as
teologias, os ritos e o Ethos, visando a sua formação cultural como também sua
formação humana e religiosa, tendo como resultado final uma formação integral
do ser humano, holística e sistêmica. Proporcionando assim o conhecimento dos
elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências
religiosas percebidas no contexto sociocultural da sociedade.
O Ensino Religioso deve ser visto como
parte da formação humana e religiosa do ser humano e não apenas como um simples
componente curricular, uma disciplina a mais no currículo. O Ensino religioso
faz parte da formação integral do ser humano, assim como a catequese caso o
educando seja católico. O professor deve ser um mediador do conhecimento e das
tradições religiosas e não um pastor Sendo o Ensino Religioso área de
conhecimento
O Ensino Religioso na escola pública,
entendido, no contexto da educação, como disciplina curricular e área de
conhecimento, visa a educação do cidadão, da dimensão religiosa do ser humano
para uma vida pessoal e social, aberta ao Transcendente e a religiosidade.
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