terça-feira, 30 de julho de 2019

QUESTIONÁRIO DE HISTÓRIA GERAL



 CAPÍTULO 01 – AS GRANDES ORIGENS
1.     Em qual região surgiram as primeiras civilizações?
2.    Os primeiros povos viviam  de forma comunitária e igualitária, porém o tempo começaram a apresentar desigualdades. Por que essas diferenças sociais surgiram?
3.    Cite a maior contribuição dos povos mesopotâmios para a hum anidade.
4.    Por que o egípcios embalsamavam seus mortos?
5.    Qual a maior invenção dos fenícios?
6.    Por que os judeus, povo escolhido por Deus, não seguem a segunda parte da Bíblia, o Novo Testamento?
7.    Como funciona o sistema indiano de castas?

CAPÍTULO 02 – GRÉCIA ANTIGA
8.    Por que o filósofo Greco Aristóteles afirmava que o homem é um animal político?
9.    A sociedade dominante de Esparta era essencialmente militar. Os esparciatas era a classe governante. Quem mantinha essa classe?
10. Cite a principal herança dos atenienses para os tempos atuais?
11. Quais as consequências da Guerra do Peloponeso?

CAPÍTULO 03 -  ROMA
12.  A República romana não permitia que um indivíduo sozinho acumulasse poderes políticos. Informe como o governo era exercido.
13. O que foram as chamada Guerras Púnicas?
14.  O que decretava a Lei Frumentária?
15.  O que foi e quem compunha o primeiro Triunvirato?
16. Qual o objetivo da política do “pão e circo” do Império Romano?
17. Cite, na sua opinião, as principais causas que possibilitaram  o início da queda do Império Romano.


RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO DE HISTÓRIA

1.    Na mesopotâmia. (pg. 07)
2.    Aos poucos o conhecimento foi ficando restrito a algumas famílias, que passaram a ter o poder de planejar e decidir a vida dos demais. (pg. 09).
3.    A invenção da escrita e o código de leis escrito.
4.    Por acreditarem na vida após a morte, embalsamavam os mortos para que o corpo não se deteriorasse e assim estarem intactos quando a vida retornasse a eles. (g. 13)
5.    O alfabeto. (pg. 14)
6.    Os judeus não reconhecem Jesus de Nazaré como sendo o Messias, o filho de Deus, e até hoje esperam sua vinda.. (pg. 15)
7.    Casta são as camadas sociais indianas onde existe a casta superior, os brâmanes, abaixo a casta dos guerreiros, os xátrias; a casta intermediária, os va-xá e a casta mais inferior, os párias. As pessoas nascem e morrem na mesma casta, mas se aceitarem o seu karma, após a morte podem voltar à vida numa casta superior, até atingir a mais pura, os brâmanes. (pg. 17)
8.    Porque os oradores nas assembleias, com sua oratória conseguem convencer os assistentes com seu argumento e palavras brilhantes. (pg.25)
9.    Os periecos, homens livres que com o seu comercio e artesanato pagavam impostos aos esparciatas e, os hilotas, que apesar de não serem escravos, tinha obrigação de trabalhar de graça nas propriedades dos esparciatas. (pg. 26)
10.  A democracia, que quer dizer  “poder do povo”, apesar da democracia ateniense não ser plena, para todos os cidadãos.(pg. 28)
11.  Apesar da vitória de Esparta, marca o enfraquecimento da cidade gregas, principalmente de Esparta, que foi logo tomada por Alexandre da Macedônia. (pg. 31)
12. O governo era exercido por magistrados. Os dois mais importantes eram os cônsules. (pg. 42)
13.  Guerras entre romanos e cartagineses. Roma desejava tomar a Sicília, pertencente à Cártago, o que aconteceu após dois período de guerras: a primeira de 264 a.C a 241 a.C e outra de 218 a.C a 202 a.C. (pg. 44)
14. Obrigava o Estado vender pão de trigo a preços baixos para os pobres de Roma, como Tambem criar novas colônias para abrigar famílias romanas necessitadas. (pg.45)
15. Um pacto de governabilidade de Roma entre os generais Júlio César, Pompeu e Crasso para dividir o poder romano e enfrentar  o senadores, que queriam controlá-los. (pg. 48)
16.  Divertir, como também acalmar os plebeus insatisfeitos. (pg. 52)
17.  A grandiosidade do império dificultava sua administração. Faltava dinheiro pára administrar, o exercito cada vez ficava mais fraco e as regiões mais distantes ganhavam autonomia. Tentaram diminuir o problema dividindo o império em dois, o Império do Ocidente e o Império do Oriente, o que apressou a queda de Roma. (pg. 57/58)

Nenhum comentário:

Postar um comentário