Exemplos:
pipoca – tem 6 letras
hoje – tem 4 letras
pipoca – tem 6 letras
hoje – tem 4 letras
Fonema - É o som da
fala.
Exemplos:
pipoca – tem 6 fonemas
Hoje – tem 3 fonemas
pipoca – tem 6 fonemas
Hoje – tem 3 fonemas
Observe de acordo com os exemplos que
o número de letras e fonemas não precisa ter a mesma quantidade.
Chuva – tem 5 letras e 4 fonemas, já
que o “ch” tem um único som.
Hipopótamo – tem 10 letras e 9 fonemas, já que o “h” não tem som.
Galinha – tem 7 letras e 6 fonemas, já que o “nh” tem um único som.
Pássaro – tem 7 letras e 6 fonemas, já que o “ss” só tem um único som.
Nascimento – 10 letras e 8 fonemas, já que não se pronuncia o “s” e o “en” tem um único som.
Exceção – 7 letras e 6 fonemas, já que não tem som o “x”.
Táxi – 4 letras e 5 fonemas, já que o “x” tem som de “ks”.
Guitarra – 8 letras e 6 fonemas, já que o “gu” tem um único som e o “rr” também tem um único som.
Queijo – 6 letras e 5 fonemas, já que o “qu” tem um único som.
Hipopótamo – tem 10 letras e 9 fonemas, já que o “h” não tem som.
Galinha – tem 7 letras e 6 fonemas, já que o “nh” tem um único som.
Pássaro – tem 7 letras e 6 fonemas, já que o “ss” só tem um único som.
Nascimento – 10 letras e 8 fonemas, já que não se pronuncia o “s” e o “en” tem um único som.
Exceção – 7 letras e 6 fonemas, já que não tem som o “x”.
Táxi – 4 letras e 5 fonemas, já que o “x” tem som de “ks”.
Guitarra – 8 letras e 6 fonemas, já que o “gu” tem um único som e o “rr” também tem um único som.
Queijo – 6 letras e 5 fonemas, já que o “qu” tem um único som.
Repare que através do exemplo a
mudança de apenas uma letra ou fonema gera novas palavras.
C A V A L O
C A V A D O
C A L A D O
C O L A D O
S O L A D O
C A V A D O
C A L A D O
C O L A D O
S O L A D O
Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e
consoantes.
Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: pato, bota.
Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: pato, bota.
Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta
uma só sílaba. Exemplos: couro, baile.
Observe que só os fonemas /i/ e /u/ átonos funcionam como semivogais.
Para que não sejam confundidos com as vogais i e u serão representados por [y]
e [w] e chamados, respectivamente, de iode e vau.
Consoantes: são fonemas produzidos mediante a resistência que os órgãos bucais (língua, dentes, lábios) opõem à passagem de ar. Exemplos: caderno, lâmpada.
Dicas:
Em nossa língua, a vogal é o elemento básico, suficiente e indispensável para a formação da sílaba. Você encontrará sílabas constituídas só de vogais, mas nunca formadas somente com consoantes. Exemplos: viúva, abelha.
ATIVIDADES
1 - Novos provérbios (Max
Nunes)
·
Quem não deve não treme.
·
Quem tudo quer tudo pede.
·
Um dia a caspa cai.
a) Qual a forma original desses provérbios?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Conte o número de letras, fonemas e indique os
dígrafos, quando presentes, das palavras sublinhadas em cada um dos provérbios.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Leia estes outros textos do humorista Max Nunes.
Casamento
O marido astronauta diz
para a mulher também astronauta:
- Até que Marte nos separe. (Max Nunes)
a) Conte o número de letras, fonemas e indique os
dígrafos, quando presentes, das palavras sublinhadas.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Trocando apenas um fonema da palavra “Marte”,
que outra palavra podemos formar?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Dieta
Em matéria de morangos,
Em matéria de morangos,
O creme não compensa. (Max
Nunes)
c) Conte o número de letras, fonemas e
indique os dígrafos, quando presentes, das palavras sublinhadas.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Trocando apenas um fonema da palavra “creme”,
que outra(s) palavra(s) podemos formar?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Conte o número de letras, fonemas e indique os
dígrafos quando houver:
a) Casarão: ______________________________________
a) Casarão: ______________________________________
b) Certeza: ______________________________________
c) Exemplar:_____________________________________
d) Ouve:_______________________________________
e) Houve: ______________________________________
f) Descer: ______________________________________
g) Homem:______________________________________
h) Chamada: ___________________________________
i) Carroça: ______________________________________
j) Taxímetro: ____________________________________
k) Fantasia: _____________________________________
l) Língua: _______________________________________
m) Portuguesa: ___________________________________
4) O embrulho do Getúlio
Getúlio
Olha o embrulho.
Olha o embrulho.
Olha sem fazer barulho
Seu olhar
Fagulha
Olhando o embrulho.
Olhando o embrulho.
O que está
escondido
Dentro do embrulho?
Será que borbulha?
Será uma agulha?
A mão de Getúlio
Mergulha
Seus dedos debulham
Seus dedos debulham
Todo o embrulho.
Cheio de orgulho
Getúlio abre o embrulho:
Só tinha bagulho!
a) Conte o número de letras e fonemas das palavras
destacadas, e indique os dígrafos quando houver:
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b) Trocando apenas o fonema inicial das palavras abaixo, quais outras 2 você consegue formar?
b) Trocando apenas o fonema inicial das palavras abaixo, quais outras 2 você consegue formar?
Sem: ________________________________________________________________
Será: ________________________________________________________________
Mãos: _______________________________________________________________
Tinha: _______________________________________________________________
Dedos: _______________________________________________________________
5) O atrapalho no trabalho
Carlos limpa a calha
Paulo recolhe a palha.
Mário planta o malho
Pedro conta o alho.
Malba tece a malha
Nabor afia a navalha.
Tadeu lança a tralha
Tânia lava a toalha.
Chuca agita o chocalho
Guta corta o galho.
Beto assopra o borralho
Mara mexe a maravilha
Ester estaca o espantalho.
Fazendo tanto trabalho
Alguém sempre se atrapalha
E a turma toda gargalha.
a) Quais os fonemas que mudam nas palavras calha, palha, malha?
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b) Encontre, no texto, uma palavra que tenha 10 letras, 8 fonemas e 2 dígrafos.
b) Encontre, no texto, uma palavra que tenha 10 letras, 8 fonemas e 2 dígrafos.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Encontre, no texto, uma palavra que tenha 8 letras, 6 fonemas e 2 dígrafos.
c) Encontre, no texto, uma palavra que tenha 8 letras, 6 fonemas e 2 dígrafos.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Quantos e quais são os fonemas que mudam nas palavras tralha e toalha?
d) Quantos e quais são os fonemas que mudam nas palavras tralha e toalha?
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6) O casamento das nuvens
6) O casamento das nuvens
As nuvens
Navegam no céu.
Navegam no céu.
As nuvens brancas
São noivas de véu.
Esperam seus noivos
Que virão de navio.
Por que demoram
Esses noivos de navio?
As nuvens
Nubentes
Navegam, navegam
Navegam, navegam
E quando chega
O núbil navio
Dos seus noivos
As nuvens de véu
Se casam no céu.
E as nuvens solteiras
Nuvens derradeiras
Chovem, choram
Choram, chovem...
Chovem, choram
Choram, chovem...
Esperam chegar
O noivo
Que não veio
No navio.
a) Conte o número de letras, fonemas e dígrafos das
palavras destacadas.
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b) Encontre, no texto, duas palavras que têm o mesmo número de letras e apenas um fonema diferente.
b) Encontre, no texto, duas palavras que têm o mesmo número de letras e apenas um fonema diferente.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Encontre, no texto, 2 palavras que tenham 6 letras, 4 fonemas e 2 dígrafos.
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6) O Rei da bola
c) Encontre, no texto, 2 palavras que tenham 6 letras, 4 fonemas e 2 dígrafos.
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6) O Rei da bola
É campeão! É campeão!
Gritava a galera No campinho da escola.
Eu era o rei da bola.
No final do campeonato
Fiz um golaço, na raça
E levantamos a taça.
Nesse dia descobri
O gosto de um gol.
Um gol, um golzinho
Unzinho!
Uma bola zunindo De fora da área
Uma bola zunindo De fora da área
No ângulo
Vencendo o goleiro
Frangueiro
E eu gritando
E eu gritando
Goooooooool!!!
a) Troque o fonema inicial da palavra gol e forme uma nova palavra.
a) Troque o fonema inicial da palavra gol e forme uma nova palavra.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Retire, do texto, 5 palavras que tenham o mesmo número de letras e fonemas.
b) Retire, do texto, 5 palavras que tenham o mesmo número de letras e fonemas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Encontre, no texto, duas palavras que apresentem apenas um fonema diferente.
c) Encontre, no texto, duas palavras que apresentem apenas um fonema diferente.
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d) Conte o número de letras, fonemas e indique os dígrafos, nas palavras abaixo:
d) Conte o número de letras, fonemas e indique os dígrafos, nas palavras abaixo:
· Campinho: ________________________________________________________
· Nesse: ___________________________________________________________
· Descobri:
_________________________________________________________
· Zunindo: _________________________________________________________
· Frangueiro:________________________________________________________
f) Por que o autor utilizou várias letras
"o" na palavra gol, no último verso?
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