Dissertar
é um processo em que o emissor expõe ideias, discorre sobre determinado
assunto, argumenta. Na explicação de Emília Amaral, “Dissertar é expor
opiniões, pontos de vista, fundamentados em argumentos e raciocínios baseados
em nossa vivência, nossas leituras, nossas posturas, nossas conclusões a
respeito da vida, dos homens, de nós mesmos”
A
dissertação engloba um conjunto de juízos. É própria de temas abstratos e usada
em textos críticos, teses, exposição, explanação e argumentação. Falando do
ponto de vista da organização e do conteúdo, a dissertação busca defender um
princípio, demonstrar correspondência entre ideias e parágrafos, apresentar
argumentos precisos, exemplificar, introduzir e concluir, documentar as
afirmações e ser rica em ideias.
A
introdução pode ser iniciada por uma consideração geral, uma citação, uma
interrogação. No desenvolvimento, ocorre a análise por meio dos argumentos. A conclusão
deve apresentar, além da recapitulação dos argumentos, uma dedução própria.
Algumas
regras básicas para a boa dissertação são: analisar as ideias, fazer a
apreciação de prós e contras, procurar as causas e as consequências. A
dissertação envolve elementos como fato, opinião, hipótese e argumentação.
·
Fato
é a realidade.
·
Opinião
é uma maneira de pensar sobre determinado assunto.
·
Hipótese
é uma ideia sujeita a confirmação.
Argumentação e contra-argumentação
Desenvolva
a capacidade de formular opiniões, raciocínios, argumentos diferentes ou mesmo
opostos. Isso representa um salto de qualidade na capacidade de dissertar.
Veja
um exemplo de argumentação:
Nenhum homem é uma ilha, porque, por mais
solitário que ele seja, sempre terá alguém ao seu lado, dando “aquela força”. O
homem nunca poderia ser uma ilha, pois está sempre procurando novas coisas,
novas emoções, sempre se envolvendo com gente nova, por mais desconhecido que
seja.
Agora
veja este, cujo objetivo é de contra-argumentar e perceba a diferença:
Será que realmente sempre temos
alguém ao nosso lado, dando “aquela força”? e nos momentos em que isso não
ocorre? Será que o fato de procurarmos coisas novas, envolver-nos em novas
emoções e com novas pessoas significa necessariamente encontrarmos o que
procuramos?
Deve-se
perceber, portanto, que, quando escrevemos, temos também de pensar que quem
está lendo pode não concordar com o que está escrito e ter argumentos
contrários ao do autor do texto. Por isso sempre é importante fechar as
possibilidades de um contra-argumento, evitando ambigüidades, opiniões
infundadas. Basear-se nos fatos normalmente dá credibilidade ao texto.
DELIMITAÇÃO DO ASSUNTO
A
restrição ou delimitação do assunto é necessária para que se possa controlá-lo
com mais facilidade. Se vamos escrever sobre automóveis, por exemplo, muitas
ideias poderão surgir. Se tantas ideias estão contidas no assunto “automóveis”,
torna-se muito difícil ou trabalhoso selecionar quais são as que serão
escritas. Além do mais, quando um assunto é muito amplo tendo em vista a
quantidade de ideias, a limitação do tempo de que dispomos para escrever é
muito pequena e muito esforço é gasto em organizar a redação.
Cabe
a quem vai escrever optar por uma entre as várias possibilidades de delimitação
do assunto. Essa opção deve ser feita com base nos conhecimentos, experiências
e interesses de quem vai escrever; não se pode escrever bem sobre um tema que
não se conhece bem, de que não tem experiência ou pelo qual não se tem
interesse.
A FIXAÇÃO DO OBJETIVO
Delimitado
o assunto, torna-se fácil fixar o objetivo que deve orientar o que será
escrito. A fixação do objetivo facilita a seleção das ideias e sua ordenação.
Determinar para que se vai escrever sobre determinado assunto, com que
finalidade, para atingir quais objetivos, é uma etapa indispensável no
planejamento do ato de escrever.
Conclui-se
que não basta delimitar o assunto: a delimitação, por si só, não garante uma
direção para quem vai escrever. Quem escreve sobre um determinado assunto,
ainda que bem delimitado, pode desenvolvê-lo seguindo diferentes linhas de
pensamento. Fixar o objetivo para orientar o que se vai escrever sobre um
assunto delimitado é selecionar a linha de pensamento que estará presente em
todo o texto.
O
objetivo passa a ser um critério para a seleção e ordenação das ideias e um
controle do pensamento, que deve manter-se dentro dos limites da linha
escolhida. Fixar o objetivo que deve orientar o que se vai escrever é, pois, um
recurso indispensável para se escrever com coerência.
EXERCÍCIOS
Delimitação
do assunto e a fixação do objetivo
1) Em cada um dos itens abaixo (a; b; c; d; e) são
apresentados cinco temas sobre o mesmo assunto. Numere-os de 1 a 5,
ordenando-os do mais geral para o mais delimitado:
a) ( ) O desemprego
( )
Causas e consequências do desemprego nas grandes cidades
( ) O desemprego nas grandes cidades
( )
Problemas sociais causados pela mendicância.
( )
A mendicância nas grandes cidades
b) ( ) As grandes cidades
( )
O programa de saneamento nas grandes cidades
( )
Política de prevenção de doenças
( )
Condições de vida nas grandes cidades
( )
A instalação de saneamento básico previne contra doenças
c) ( ) Publicidade
( ) A linguagem da publicidade
( )
Uso da metáfora visual na publicidade
( ) Recursos estilísticos da publicidade
( ) A metáfora na publicidade
Respostas:
a) 1, 3, 2, 5, 4
1º O
desemprego (ideia geral). 2º O desemprego nas grandes cidades (desemprego foi
especificado nas grandes cidades). 3º Causas e consequências do desemprego nas
grandes cidades (o desemprego nas grandes cidades foi ampliado em suas causas e
consequências). 4º A mendicância nas grandes cidades (a mendicância é a
consequência da falta de emprego nas grandes cidades). 5º Problemas sociais
causados pela mendicância (a mendicância é a causa de vários problemas sociais)
b) 1, 4, 2, 5, 3
1º As
grandes cidades (ideia geral). 2º Condições de vida nas grandes cidades
(especificaram-se as grandes cidades quanto às condições de vida). 3º O
programa de saneamento nas grandes cidades (o programa de saneamento melhora as
condições de vida numa cidade). 4º A instalação de saneamento básico previne
contra doenças (A instalação do saneamento é uma ação desse programa e previne
contra doenças). 5º Política de prevenção de doenças (a prevenção de doenças
passa a ter uma política voltada a isso)
c) 1, 2, 4, 5, 3
1º
Publicidade (ideia geral). 2º A linguagem da publicidade (a publicidade pensada
do ponto de vista da linguagem). 3º Recursos estilísticos da publicidade (os
recursos estilísticos fazem parte da linguagem). 4º A metáfora na publicidade
(a metáfora é um dos recursos estilísticos da linguagem). 5º Uso da metáfora
visual na publicidade (a metáfora visual é dos tipos de metáfora)
2). Os parágrafos seguintes têm o mesmo assunto. O que os
diferencia?
a) “Será que a violência, mostrada até com certos
requintes pela televisão brasileira, só traz efeitos negativos para os
telespectadores de todas as faixas etárias? Parece que não. Realmente, a
propaganda da TV invade por longos períodos de tempos os lares brasileiros e
poderia mostrar outras facetas do comportamento humano. As crianças, que se
demoram passivamente na contemplação dos seriados, são estimuladas a repetir
posteriormente os tenebrosos combates travados entre heróis e vilões. Aquelas
naturalmente mais agressivas, ou que têm relação familiar não muito equilibrada,
estão mais expostas ao reforço do comportamento violento. Todavia, é preciso
olhar para o efeito catártico dessa violência. Todos nós temos uma quota de
agressividade. A utilidade desses filmes estaria, pois, em projetarmos nos
heróis de televisão a violência que todo ser humano seria capaz, de alguma
forma de cometer.”
b)
“A tevê, apesar de nos trazer uma imagem concreta, não fornece uma reprodução
fiel da realidade. Uma reportagem de tevê, com transmissão direta, é o
resultado de vários pontos de vista: 1) de realizador, que controla e seleciona
as imagens num monitor; 2) do produtor, que poderá efetuar cortes arbitrários;
3) do cameraman, que seleciona os ângulos de filmagem; finalmente de todos
aqueles capazes de intervir no processo da transmissão. Por outro lado,
alternando sempre os closes (apenas o rosto de um personagem no vídeo, por
exemplo) com cenas reduzidas (a vida geral de uma multidão), a televisão não dá
ao espectador a liberdade de escolher o essencial ou o acidental, ou seja,
aquilo que ele deseja ver em grandes ou pequenos planos. Dessa forma, o veículo
impõe ao receptor a sua maneira especialíssima de ver o real.” (SODRÉ, Muniz. A
comunicação do grotesco)
Resposta: Os dois textos falam sobre o assunto
“televisão”, porém cada autor delimitou esse assunto com focos diferentes. O
texto “a” delimitou para o lado positivo da televisão, como um meio de o ser
humano projetar sua agressividade no herói; ao passo que o texto ”b” delimitou
para a ideia de que a televisão não transmite a realidade, mas uma visão
reduzida ou induzida dessa realidade.
3) Dados os assuntos abaixo, apresente uma delimitação e
construa um parágrafo para cada um.
A)
ASSUNTO I: PROPAGANDAS ELEITORAIS
B)
DELIMITAÇÃO DO ASSUNTO: ______________________________________________________
C)
PARÁGRAFO:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a) ASSUNTO
II: DIVULGAÇÃO DE UM CURSO
b)
DELIMITAÇÃO DO ASSUNTO: _______________________________________
c)
PARÁGRAFO: ___________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
OBJETIVO DE UM TEXTO DISSERTATIVO
Além
de selecionar um ponto de vista, outro requisito importante na composição de
uma dissertação é determinar o objetivo do texto. O autor, ao escrever um
texto, deve ter claramente definido o que pretende desenvolver.
Suponhamos
que o assunto de seu texto seja favelas. Inicialmente, você deve selecionar o
ponto de vista, isto é, o foco a partir do qual será desenvolvido o texto.
Observe
alguns pontos de vista possíveis:
• a
formação das favelas;
• a
violência presente nas favelas;
• a
ação policial nas favelas;
• a
ausência de uma política habitacional para solucionar o problema das favelas;
•
etc.
Selecionado
o ponto de vista, você deve pensar o que pretende com o texto. Digamos que você
selecionou o seguinte ponto de vista: a formação das favelas. Com base nesse
ponto de vista, você pode desenvolver o texto de acordo com um dos seguintes
objetivos:
•
descrever (mostrar, enumerar, apresentar) as várias formas como se originam as
favelas: Quando se descreve, mostra ou apresenta algo; o texto é mais geral,
não aprofunda no assunto. Tudo vai depender logicamente do objetivo que se quer.
Às vezes apenas citando os problemas, as causas, as consequências, os exemplos,
já se prova uma linha argumentativa. Veja um exemplo:
As favelas são o produto do
capitalismo. Várias são suas origens, como a migração da área rural para a
cidade, o desemprego ou a má remuneração, a segregação espacial e a
desqualificação profissional.
•
analisar as principais causas da formação de favelas ou discutir o baixo poder
aquisitivo da população como elemento desencadeador da formação de favelas.
Quando
se analisa ou discute sobre algo; requer-se um aprofundamento maior no tema.
Não basta citar exemplos, mas devem-se tirar conclusões, provas, argumentos.
Não basta citar, tem que induzir o leitor a caminhar pelo mesmo discurso do
autor do texto.
As favelas são o produto do
capitalismo. Uma das causas de sua formação é o baixo poder aquisitivo do
trabalhador. Com salário baixo, o cidadão tem dificuldades na sua formação e na
de sua prole, o que vai causar uma baixa qualificação profissional que
desencadeia falta de oportunidades dignas em uma profissão. Essa relação afeta
diretamente a moradia, pois as melhores localizações têm custo alto, o que
resulta em um distanciamento maior do trabalho, com falta de higienização
adequada, além de padrões mínimos de segurança.
•
apontar e comentar o êxodo rural como a principal causa da formação de favelas:
Quando
se aponta, há uma declaração de alguma circunstância, que deve ser comentada
para alinhavar os argumentos na direção que o autor quer dar.
O campo vive hoje um desaquecimento
do trabalho formal. Isso leva os trabalhadores a tentarem a vida na cidade. A
mecanização expulsou a mão-de-obra desqualificada, essa mão-de-obra não
encontra oportunidades nos grandes centros, o que segrega o ex-agricultor para
o trabalho informal e à favela, pois a moradia é cara.
Os
textos acima foram retirados de redações de alunos. Eles nos mostram que a
produção textual pode tratar do mesmo tema, mas os objetivos e pontos de vista
são distintos, tornando cada texto diferente do outro.
Assim,
de acordo com o objetivo selecionado, o texto é desenvolvido. É evidente que
esse objetivo deve constituir-se no elemento monopolizador de suas reflexões.
Em torno dele e a partir dele, o texto será estruturado.
Em
todo ato de escrita, coexistem duas atividades mentais: síntese e análise. Ao
descrever, você parte de uma síntese (objetivo), que é desdobrada em suas
partes pela análise.
Veja
a concretização desse processo mental no texto a seguir.
Leia
o texto atentamente. Na primeira leitura, tente apenas entender sobre o que se
fala (qual é o assunto, o ponto de vista). Numa segunda leitura, tente achar os
elementos linguísticos que comprovem no texto que a educação é importante, que
ela é importante na qualificação da mão-de-obra e que essa mão-de-obra
qualificada com raízes na educação é condição essencial para o desenvolvimento
econômico. Dessa forma, você também estará treinando a interpretação de texto.
Assunto:
Educação.
Ponto
de Vista: A importância da educação no desenvolvimento econômico do Brasil.
Objetivo:
Refletir sobre a importância da educação na formação de mão-de-obra
qualificada, condição essencial para o desenvolvimento econômico do Brasil.
Construir o saber
Neste
fim de século XX, depois de perder todas as oportunidades históricas
anteriores, o Brasil precisa mais do que nunca tratar a educação básica como
investimento indispensável a qualquer país que pretenda um lugar no mundo
moderno. Porque nunca a educação foi tão decisiva para construir uma economia
próspera e uma democracia participativa, fundada no pacto dos cidadãos. A
informática e a automação criaram um cenário de competição internacional em
que, tanto para os produtores de tecnologia como para seus consumidores, se
exige cada vez mais competência cognitiva de nações inteiras. Elas sepultaram o
axioma marxista de que o avanço da tecnologia desqualificaria a mão-de-obra.
Aconteceu
o contrário. As formas de produção pedem trabalhadores com habilidades técnicas
superiores à medida que, promovida a fator essencial da competitividade, a
inovação tecnológica sai dos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento para o
chão das fábricas.
Também
a velocidade na mudança de produtos e na maneira de fazê-los ameaça a
supremacia das grandes empresas em favor das pequenas ágeis e versáteis. Cai o
valor das matérias-primas e da energia. Aumenta o do trabalho. Esfarelam-se as
vantagens dos países de modelos econômicos baseados no uso intensivo de
mão-de-obra barata e não qualificada, no uso predatório de matérias-primas
abundantes.
Neste
mundo novo, a sobrevivência econômica está ligada, como jamais esteve, à
competência da mão-de-obra e até dos consumidores – portanto, de populações
inteiras. A educação fundamental – quer dizer, o ensino universalizado e eficaz
do idioma, da matemática, das ciências – virou condição prevalente do
desenvolvimento econômico.
(Sérgio
Costa Ribeiro, Veja 25 anos – Reflexões para o futuro. São Paulo, Abril
Cultural, 1993).
ATIVIDADES
1.
Vamos supor que você devesse escrever um texto a respeito de cada assunto
presente nos itens abaixo. Antes de começar a produzir o seu texto, você deve:
especificar um ponto de vista a respeito desse assunto; definir o objetivo do
texto de acordo com o ponto de vista selecionado.
a)
Assunto: Reforma Agrária.
Ponto de vista:
________________________________________________________
Objetivo:
_____________________________________________________________
b)
Assunto: Desemprego
Ponto de vista: ________________________________________________________
Objetivo:
_____________________________________________________________
c)
Assunto: Globalização.
Ponto de vista:
________________________________________________________
Objetivo: _____________________________________________________________
2.
Marque os objetivos adequados ao assunto e ao ponto de vista selecionados.
Assunto:
Poluição.
Ponto
de Vista: A poluição nos grandes centros urbanos.
Objetivos:
a. ( ) Apontar as causas da poluição nos
grandes centros urbanos.
b. ( ) Analisar a poluição nos rios brasileiros.
c. ( ) Discutir as graves consequências da
poluição nos grandes centros urbanos.
d. ( ) Mostrar a destruição indiscriminada das
matas.
e. ( ) Analisar a ação dos poluentes químicos nos
seres vivos.
f. ( ) Apresentar as
possíveis soluções para se eliminar a poluição urbana.
A Tese
O homem e a natureza
A
idéia de que a natureza existe para servir o homem seria apenas ingênua, se não
fosse perigosamente pretensiosa.
Essa
crença lançou raízes profundas no espírito humano, reforçada por doutrinas que
situam corretamente o homo sapiens no ponto mais alto da evolução, mas incidem
no equívoco de fazer dele uma espécie de finalidade da criação. Pode-se dizer
com segurança que nada na natureza foi feito para alguma coisa, mas pode-se
crer em permuta e equilíbrio entre seres e coisas. A aquisição de características
muito específicas como a linguagem, raciocínio lógico, memória pragmática,
noção de tempo e capacidade de acumular não fizeram do homem um ser superior no
sentido absoluto, mas apenas mais bem dotado para determinados fins.
Isso
não lhe confere autoridade para pretender que todo o resto do universo
conhecido deve prestar-lhe vassalagem, como de fato ainda pretende a maioria
das pessoas com poder decisório no mundo. (Lisboa, Luiz Carlos. Olhos de ver,
ouvidos de ouvir. Rio de Janeiro, Difel, 1977.)
Para
escrever esse texto, o autor:
1.
escolheu o assunto: a natureza;
2.
especificou o ponto de vista: a relação entre o homem e a natureza;
3.
definiu o objetivo: mostrar que a natureza não existe para servir o homem.
Com
base nesse objetivo, o autor fez uma afirmação que traduz a sua opinião a
respeito do assunto. Esse tipo de frase chama-se tese.
Tese - A idéia de que a natureza existe para servir o homem seria apenas
ingênua, se não fosse perigosamente pretensiosa.
Como
a tese traduz uma opinião do autor sobre determinado assunto, deve ser
demonstrada, comprovada. E é exatamente isso que o autor faz após ter anunciado
a tese: demonstração.
Demonstração
Essa crença lançou raízes profundas
no espírito humano, reforçada por doutrinas que situam corretamente o homo
sapiens no ponto mais alto da evolução, mas incidem no equívoco de fazer dele
uma espécie de finalidade da criação. Pode-se dizer com segurança que nada na
natureza foi feito para alguma coisa, mas pode-se crer em permuta e equilíbrio
entre seres e coisas. A aquisição de características muito específicas como a
linguagem, raciocínio lógico, memória pragmática, noção de tempo e capacidade
de acumular não fizeram do homem um ser superior no sentido absoluto, mas
apenas mais bem dotado para determinados fins.
Tendo
demonstrado a tese, o autor chega a uma conclusão.
Conclusão
Isso não lhe confere autoridade para
pretender que todo o resto do universo conhecido deve prestar-lhe vassalagem,
como de fato ainda pretende a maioria das pessoas com poder decisório no mundo.
ESQUEMA DE COMPOSIÇÃO
Assunto
|
A
natureza
|
Ponto de vista
|
A
relação entre o homem e a natureza
|
Objetivo
|
Mostrar
que a natureza não existe para servir o homem
|
Tese
|
A
idéia de que a natureza existe para servir o homem seria apenas ingênua, se
não fosse perigosamente pretensiosa.
|
Comprovação
|
Essa
crença lançou raízes profundas no espírito humano, reforçada por doutrinas
que situam corretamente o homo sapiens no ponto mais alto da evolução, mas
incidem no equívoco de fazer dele uma espécie de finalidade da criação.
Pode-se dizer com segurança que nada na natureza foi feito para alguma coisa,
mas pode-se crer em permuta e equilíbrio entre seres e coisas. A aquisição de
características muito específicas como a linguagem, raciocínio lógico,
memória pragmática, noção de tempo e capacidade de acumular não fizeram do homem
um ser superior no sentido absoluto, mas apenas mais bem dotado para
determinados fins.
|
Conclusão
|
Isso
não lhe confere autoridade para pretender que todo o resto do universo
conhecido deve prestar-lhe vassalagem, como de fato ainda pretende a maioria das
pessoas com poder decisório no mundo.
|
ATIVIDADES
1. Em relação ao texto seguinte, especifique qual é:
a) o
assunto: ____________________________________________________________________
b) o
ponto de vista: _______________________________________________________________
c) o
objetivo: _____________________________________________________________________
d) a
tese: _______________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Está
provado que a violência só gera mais violência. A rua serve para a criança como
uma escola preparatória. Do menino marginal, esculpe-se o adulto marginal,
talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas
de vida.
Por
detrás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto
abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso, onde
todos são, em menor ou maior escala, vítimas. São vítimas de uma sociedade que
não consegue garantir um mínimo de paz social. Paz social significa poder andar
na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque num país civilizado não
existe pivete. Existem crianças desenvolvendo suas potencialidades.
Paz é
não ter medo de sequestradores.
E
nunca desejar comprar uma arma para se defender ou querer se refugiar em Miami.
É não considerar normal a idéia de que o extermínio de crianças ou adultos
garanta a segurança.
Entender
a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não à
escola. Esta é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do
carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender
chiclete ou pedir esmola. E esta é a diferença entre um país desenvolvido e um
país de Terceiro Mundo. (Dimestein, Gilberto. O cidadão de papel. 5. ed., São
Paulo, Ática, 1994).
2.
Dados os assuntos abaixo, especifique um ponto de vista, defina o objetivo e
escreva uma tese. assunto: gravidez
ponto de vista: ___________________________________________________________________
objetivo: ________________________________________________________________________
tese:____________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
assunto:
reforma agrária
ponto
de vista: ___________________________________________________________________
objetivo:
________________________________________________________________________
tese:____________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
assunto: desemprego
ponto de vista:
___________________________________________________________________________
objetivo:________________________________________________________________________________
tese:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
assunto: televisão
ponto de vista:
___________________________________________________________________________
objetivo:________________________________________________________________________________
tese:__________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
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