A dimensão religiosa
é parte integrante da vida - pessoal e social - do ser humano. A religião,
como expressão da religiosidade humana, presente em todos os povos e
culturas, sempre ocupou um lugar de destaque na vida dos indivíduos e das
sociedades humanas. Portanto, uma educação que vise o desenvolvimento
pleno do educando não pode omitir a educação da religiosidade e o estudo do
fenômeno religioso, objeto da disciplina de Ensino Religioso.
O pensar
contemporâneo sobre a educação tem assumido cada vez mais uma concepção
integral do ser humano, buscando superar teorias e posturas que privilegiam o
racional, ignorando outras dimensões, como, por exemplo, a religiosa, no
desenvolvimento do educando e na construção do conhecimento. Na perspectiva
de uma educação integral, que considera o ser humano na totalidade do seu
ser, a religiosidade e suas diferentes expressões se apresentam hoje como uma
dimensão humana relevante, manifestando os níveis mais criativos e profundos
do ser humano.
Uma mentalidade
pragmática e utilitarista, baseada no positivismo científico, tentou mimar as
bases das crenças e da religiosidade, criando um vazio de significado e de
sentido, pois, diante de situações-limite, do inexplicável, como o sofrimento
e a morte, surgem perguntas existenciais para as quais a ciência não tem
respostas. Contudo, o racionalismo cientificista, não conseguiu extirpar do
coração humano a sede de infinito e de transcendência. Assistimos hoje o
retorno da sensibilidade ao sagrado, a busca do misticismo de várias formas,
a valorização do mistério, a busca de espiritualidade. O fenômeno religioso
se impõe como um aspecto indissociável da vida humana, cujo estudo não pode
ficar fora da escola.
A introdução do
Ensino Religioso no currículo escolar, como disciplina e área de conhecimento,
aponta para a recuperação dessa dimensão espiritual da existência,
preenchendo o vazio deixado por uma educação com predominância quase
exclusiva no racional, no desenvolvimento científico e tecnológico do
educando, deixando de lado as razões e as finalidades últimas da existência.
Uma das funções
da escola é fornecer instrumentos de leitura da realidade, capacitando o
educando para compreender melhor a si mesmo e ao mundo, e criar condições
para a convivência entre pessoas. Nessa perspectiva, o Ensino Religioso, a
partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando,
proporciona o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno
religioso. Esse conhecimento, enquanto sistematização de uma dimensão da
relação do ser humano com a realidade transcendental, articulado com outros
conhecimentos, explicam o significado da existência humana e conduzem a uma
convivência humana respeitosa e solidária.
Fonte: CNBB
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terça-feira, 25 de junho de 2019
Qual a razão do Ensino Religioso na Escola?
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