Conto é uma forma de
narrativa, em prosa, obra de ficção de menor extensão no sentido
estrito de tamanho em relação às novelas e romances, os quais são extensos e
com muitas personagens. Ora, se todos são curtos, depreende-se que,
para formar um todo harmonioso, os contos devem ser sucintos e concisos
(ser curtos), claros e objetivos.
O eixo narrativo do
conto (o esqueleto) aborda um só conflito, um só drama e uma só ação.
Diferentemente das novelas, que são longas, não se detém em pormenores
secundários, razão pela qual o conto aborrece as
divagações, digressões e os excessos.
A unidade de ação condiciona as demais
características do conto, assim que a noção de espaço é a primeira que cabe
examinar, ou seja, o lugar geográfico, por onde as personagens circulam é
sempre de âmbito restrito. À noção de espaço segue-se imediatamente a de tempo.
E aqui também se observa igual unidade.
Com efeito, os acontecimentos narrados no conto
podem dar-se em curto lapso de tempo, já que não interessam o passado e o
futuro (meses e anos). A trama toda se passa em horas, ou dias. Seria tipo
"se vira nos trinta". Não é cheio de 'nove-horas' e lero-lero;
tem que ser rápido, claro e objetivo. É uma história curta, concisa e
sucinta. Entendeu ? Fui claro ?
O conto
precisa causar um impacto, um efeito singular no leitor, não pode ser
enfadonho, deve causar muita excitação e emotividade e prender a atenção do
leitor. Sendo o gênero literário mais moderno e que maior vitalidade
possui, pela simples razão que as pessoas jamais deixarão de contar o que se
passa, nem de interessar-se pelo que lhes contam de forma bem contada.
Sendo
curta, é a mais difícil e a mais disciplinada forma de escrever prosa, pois num
romance, pode o escritor ser mais descuidado e deixar escórias e
superfluidades, que seriam descartáveis, mas num conto quase todas as palavras
devem estar em seus lugares exatos, com uma precisão cirúrgico-literária. O
contista não pode ser prolixo (cheio de lero-lero).
CARACTERÍSTICAS
PRINCIPAIS - RESUMINDO:
1) contos são
estórias em prosa, curtas, sucintas e concisas, menores que novelas (que são
longas);
2) o eixo narrativo
do conto prima pela concisão, precisão e densidade;
3) o conto tem um só
conflito, um só drama e uma só ação no espaço e no tempo;
4) deve surtir no
leitor uma unidade de efeito ou impressão total.
Já no tocante ao Conto de Fadas, para que uma
estória seja classificada como tal, deve abranger 4 etapas narrativas:
1 - a
travessia - que leva o heroi ou heroína a um lugar diferente, cheio de
magia e fantasia. (p.ex. - Joãozinho e Mariazinha saem da casa paterna e são
deixados na floresta, que representa o mundo desconhecido. A saída do lar e a
caminhada pela floresta representa a travessia para um mundo desconhecido.
2 - o
encontro com a presença diabólica, que pode ser uma bruxa, uma madrasta má
ou alguma outra figura com características malévolas: (o encontro de Joãozinho
e Mariazinha com a bruxa da casa de doces).
3 - a conquista,
etapa na qual o heroi ou heroína irá travar uma luta de vida ou morte com a
figura malévola do conto e que resultará na morte desta última. (Mariazinha
luta com a bruxa, derrubando-a no caldeirão fervente).
4 - a
celebração - onde haverá ou um casamento, ou uma reunião de família, em
que estarão comemorando a morte da figura malévola e todos então poderão viver
felizes para sempre. É uma catarse. (Joãozinho e Mariazinha retornam à casa
paterna trazendo joias, que simbolizam o conhecimento adquirido, enriquecimento
psicológico e maturidade).
As narrativas nas quais os personagens
são objetos ou seres inanimados recebem o nome de apólogo. Aproveite, caro
leitor/a, e leia no nosso Navegador o título Um Apólogo, onde
as personagens são uma agulha e um novelo de lã.
TIPOS
DE CONTOS:
- Contos-de-fadas - são contos de fadas, onde
aparece o sobrenatural, o maravilhoso;
- Contos-de-encantamento - são estórias que
apresentam metamorfoses, ou transformações, por encantamento, a maioria;
- Contos maravilhosos - são estórias que
apresentam o elemento mágico, sobrenatural, integrado naturalmente nas
situações apresentadas;
- Contos de enigma ou mistério - são estórias que
têm como eixo um enigma a ser desvendado;
Contos jocosos - são estórias humorísticas ou
divertidas.
Entendeu ? Fui claro ? Fui suscinto
e objetivo ?
"Quem conta um conto, aumenta um
ponto"
Abrindo o leque de contistas em língua
portuguesa, destacamos: Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, os quais abriram
espaços para outros contistas, como Graciliano Ramos, Carlos
Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Lima Barreto, Dinah Silveira de
Queiroz, J.J.Veiga, Rubem Fonseca, Ana C. César, Otto Lara Resende, Fernando
Sabino, Hilda Hilst, Dalton Trevisan, Moacyr Scliar, Lygia Fagundes Telles,
Victor Giudice, João Antônio, Luiz Fernando Veríssimo, Raduan Nassar e Nélida
Piñon, para ficar somente nestes, não desmerecendo outros.
ATIVIDADES
Conto de Fantasmas
Quando a
___________ entrou na _________ e perguntou se havia __________ que ensinassem
a conversar com ___________, todos nos surpreendemos. Era uma velha daquelas
que se veem sorridentes em _________ de plano de ______ e certamente pareceria
mais verossímil procurando livros de _______ ou culinária. Mas fantasmas, não.
A mulher
explicou à ____________, que, surpresa, a levou aos livros esotéricos, sob o
olhar sorridente da ____________ próxima.
“Até
sábado passado eu não acreditava em fantasma.” – disse – “Mas nesse dia, de
repente, eles começaram a aparecer. Moro só. Só eu e meus ________.” –
comentou, enquanto folheava livros a esmo. Todos nos aproximávamos
disfarçadamente, _________ cúmplices entre desconhecidos, todos interessados
neste ________ novo e inaudito.
“Sábado,
quando acordei, estavam sentados no ______ da ________. Não eram fantasmas de
_________, nem daqueles que aparece em __________ de _________. Eram fantasmas
comuns, daquela palidez triste que não se encontra entre os _________.” – e já
todos ríamos meio abertamente, pensando no quanto a __________ mexe com as
___________, ao tempo em que a velha escolhia dois livros sem maior critério.
“Conversamos
________, desde então. Há _________ ninguém conversava tanto comigo e com os
gatos.” – e nós, rindo de tudo, sabendo que devíamos nos condoer, enquanto a
vendedora pegava os livros e levava-os ao __________.
“Ontem,
me falaram que eu era especial, depois foram embora.” – “e eu não soube o que
queriam dizer com isso. Por esta razão, quero os livros: para entender
melhor nossa próxima _____________.”
O
_________ ao meu lado riu alto, como se lhe contassem uma __________. Estávamos
todos divertidos com a ____________ da velha; a _________ era para depois.
“Quero entender por que sou especial”, - questionou, quando todos nós já ríamos
indisfarçados.
Mas
quando a velha pagou os livros e desapareceu no ________, no meio da
livraria, todos paramos de rir.
1) Você deve ter
percebido que faltam algumas palavras no texto. Complete-o com as palavras do
Banco de Palavras.
Banco de Palavras
Solidão Ar
Anos Sofá
Saúde Vendedora Gatos Sala Gordo
Lençol Tricô
Piada História Clientela
Livraria Horas
Pessoas
Velhinha Fantasmas
Caixa Assunto Comerciais
Sorrisos Livros
Filmes Vivos
Culpa
Conversa Terror
2) Percebemos que o
narrador é um personagem, ou seja, ele vivenciou a história narrada. Comprove
essa afirmação com passagens do texto.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) O
narrador descreve a velhinha que entra na livraria como “uma daquelas eu se
veem sorridentes em comerciais de plano de saúde.” Como você imagina essa
velhinha?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Por
que o narrador afirma que parecia mais verossímil que a velhinha estivesse
procurando livros de tricô ou de culinária?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)
Explique o motivo pelo qual a velhinha estava procurando livros que ensinassem
a conversar com fantasmas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6)
Enquanto a velhinha estava relatando sua história na livraria, os demais
presentes estavam “rindo meio abertamente”. Por que estavam rindo? A que motivo, em um
primeiro momento, eles atribuíram o fato de a velhinha estar “imaginando” os
fantasmas?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) No
relato, a velhinha comparou os fantasmas que lhe apareceram com dois outros
tipos de fantasmas. Como era:
a) O primeiro tipo de fantasma
mencionado. Comprove com um fragmento do texto.
_____________________________________________________________________________________________________________________________
b) O segundo tipo de fantasma
mencionado. Comprove com um fragmento do texto.
______________________________________________________________________________________________________________________________
8) A
velhinha mencionou que gostaria de entender por que os fantasmas haviam dito
que ela era especial. O que isso significa no texto?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9)
Sobre a sequência narrativa, complete o esquema a seguir:
a) Situação inicial:
Quem eram os personagens no
início do texto?
______________________________________________________________
Onde estavam?
______________________________________________________________
Quando os fatos ocorreram?
_______________________________________________________________
b) Complicação:
Qual o acontecimento que
modificou a situação?
_______________________________________________________________
c) Fases de ações:
O que aconteceu a partir desse
momento?
_______________________________________________________________
d) Resolução:
Como foi resolvida a situação?
_______________________________________________________________
e) Situação Final:
O que aconteceu, ao final, com
os personagens?
_______________________________________________________________
10)
Retire, do texto, um substantivo derivado de “livro”.
______________________________________________________________
11)
Identifique os adjetivos empregados para caracterizar:
a) Sorrisos (linha 5):______________________________________________
b) Assunto (linha 6):______________________________________________
c) Fantasmas (linha 7):____________________________________________
d) Palidez (linha 8):_______________________________________________
Texto
2
Histórias de Fantasma
“________________________________________?” – e a voz do pequeno parecia adulta, tamanha a sua preocupação.
O irmão mais velho já estava
naquele lusco-fusco que precede o sono e resolveu permanecer em silêncio,
a ver se o outro esquecia o chamado e o deixava dormir. Mas crianças não
desistem muito facilmente de nada e foi por isso que, uns segundos depois, a
pergunta se repetiu:
“________________________________________?
______________________________?
“Não, tô acordado.
____________________________________________________?”
“___________________________________________?”
– o menor perguntou, ignorando a provocação.
O mais velho deu uma risada que
espantou de vez o seu sono.
“Não mano, não existe.
____________________________________________________________?”
O pequeno começou a chorar
baixinho, parecendo envergonhado de fazer isso ao lado do irmão.
“É que na escola”, - disse ele
em meio às lágrimas – “os caras da primeira série ficaram falando que fantasma
existe, que aparece de noite e leva a gente embora. ____________________________________________________________________________________________________.”
“Bobagem. Falam só pra assustar,
sabem que vocês são bobos.”
“_________________” – o pequeno
reagiu, indignado – “_____________________________________! E que de noite eles
chegam e ficam aparecendo e desaparecendo, até pegar a gente. Igual ali, ó!” –
e apontou para a parede, na qual os clarões dos raios de lua, que entravam
pelos vãos da janela, projetavam um movimento que parecia crescer e diminuir a
cada novo olhar.
“Nada a ver.
_______________________________.” – tranquilizou o mais velho. –
____________________. Eu fico acordado até tu dormir.”
“____________________________?”
“Prometo.”
E o mais novo conseguiu dormir,
finalmente tranquilo, amparado na força invencível do irmão. Mas o mais velho
varou a madrugada de olhos abertos: primeiro porque o pequeno demorara a
dormir; depois, porque o pátio da casa não tinha árvores e aquelas sombras na
parede não paravam nunca de se mexer.
Questões
1) Complete
as lacunas do texto, empregando adequadamente, as frases abaixo.
Banco
de Frases
Eles
falam sério, que existe mesmo!
Por
que essa pergunta?
Que é
que foi, peste?
Existe
fantasma?
Hein,
mano?
Não!
Tá
dormindo?
Isso
é a árvore do pátio.
Um
deles até falou que conhecia um guri que foi levado por fantasma.
Promete?
E
agora dorme.
2)
Qual a diferença entre o narrador desse texto e o narrador do “Conto de
fantasmas”? Comprove suas afirmações com passagens do texto.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) No
quinto parágrafo, encontramos o seguinte fragmento: “o menor perguntou, Qual
era essa provocação? Por que o menor a ignorou?
ignorando a provocação.”
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)
Quais as palavras usadas pelo narrador para referir-se ao irmão mais novo?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)
Para indicar que os personagens estão falando, que recurso o autor utilizou?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6)
Como o menino se refere aos meninos da primeira série?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) A
que lugar se refere a palavra “ali”, no fragmento “igual ali, ó”?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Ao
final, o menor conseguiu dormir, mas o maior não. Explique por quê.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9)
Identifique quais os adjetivos usados no texto para caracterizar:
a) Voz (linha 1):_____________________________________________
b) Pequeno (linha 11):________________________________________
c) Pequeno (linha 17):________________________________________
d) Olhar (linha 20):___________________________________________
e) Força (linha 25):___________________________________________
f) Olhos: (linha 26):___________________________________________
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