segunda-feira, 1 de julho de 2019

Redação - Texto e produção de sentidos



         Os princípios da textualidade que serão apresentados neste trabalho como ferramentas para a produção de sentido no texto são: a contextualização, a coesão, a coerência e os cinco fatores pragmáticos (intencionalidade, informatividade, aceitabilidade, situacionalidade e intertextualidade).
         Inicialmente destacaremos as características necessárias para a produção de sentido no texto.
         Ao elaborar qualquer tipo de texto seja ele literário ou não, devem-se destacar os principais elementos que o autor utilizará para a transmissão de ideias e assim elaborar as informações necessárias para a compreensão do interlocutor.
         A produção de sentido no texto está inteiramente ligado à leitura e compreensão. Não adianta decodificar sem assimilação e compreensão.
Quando se estuda a produção textual e seus elementos e comparamos na prática, verificamos que o principal desafio entre os alunos é aplicarem os procedimentos ensinados, de forma estrutural que possa lhe direcionar nas possibilidades de interpretação que está totalmente atrelado as diversas estratégias e conhecimentos, lhes dando sentido e facilidade na leitura e na escrita.
         Um texto tem uma textura e é isto que o distingue de um não texto. O texto é formado pela relação semântica de coesão. Entendem, então, coesão como um conceito semântico referente às relações de sentido que se estabelecem entre os enunciados que compõem o texto, assim, a interpretação de um elemento depende da interpretação de outro.
         A coerência, por sua vez, refere-se aos modos como os componentes do universo textual, isto é, os conceitos e as relações subjacentes ao texto de superfície, se unem numa configuração de maneira reciprocamente acessível e relevante.
        Estudos mostram que a maioria dos alunos que concluíram o ensino médio desconhece os fatores pragmáticos do texto e apesar de fazer suposições erradas a respeito também desconhecem diferenças básicas em diversos tipos de textos como redações, sínteses e resumos que são conhecimentos básicos para a entrada deste estudante na universidade e para a vida profissional sendo esta a realidade na maior parte do país, logo isso se deve ao fato de que o ensino defasado não dá suporte para que docentes de Língua Portuguesa abordem o conteúdo, pois devido ao tempo e ao cronograma dos conteúdos obrigatórios do ano letivo, os mesmo se veem sem recursos para traçar prioridades, ficando conteúdos importantes para o desenvolvimento do aluno em segundo plano.
             Tais fatores são trabalhados de forma interligada, pois a coerência textual se estabelece através da interação, crenças, desejos, preferências, normas e valores dos interlocutores e estando afinados com tais conhecimentos é que o leitor identificará de maneira clara no texto seu conteúdo (tema) e finalidade.
São cinco os fatores pragmáticos que serão delineados a seguir: a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade.

·                     Intencionalidade
Refere-se ao esforço do produtor do texto em construir uma comunicação eficiente capaz de satisfazer os objetivos de ambos os interlocutores. Quer dizer, o texto produzido deverá ser compatível com as intenções comunicativas de quem o produz.

·                      Aceitabilidade
O texto produzido também deverá ser compatível com a expectativa do receptor em colocar-se diante de um texto coerente, coeso, útil e relevante. O contrato de cooperação estabelecido pelo produtor e pelo receptor permite que a comunicação apresente falha de quantidade e de qualidade, sem que haja vazios comunicativos. Isso se dá porque o receptor esforça-se em compreender os textos produzidos.

·                     Situacionalidade
É a adequação do texto a uma situação comunicativa, ao contexto. Note-se que a situação orienta o sentido do discurso, tanto na sua produção como na sua interpretação. Por isso, muitas vezes, menos coeso e, aparentemente, menos claro pode funcionar melhor em determinadas situações do que outro de configuração mais completa. É importante notar que a situação comunicativa interfere na produção do texto, assim como este tem reflexos sobre toda a situação, já que o texto não é um simples reflexo do mundo real. O homem serve de mediador, com suas crenças e ideias, recriando a situação. O mesmo objeto é descrito por duas pessoas distintamente, pois elas o encaram de modo diverso. Muitos linguistas têm-se preocupado em desenvolver cada um dos fatores citados, ressaltando sua importância na construção dos textos.

·                     Informatividade
É a medida na quais as ocorrências de um texto são esperadas ou não, conhecidas ou não, pelo receptor. Um discurso menos previsível tem mais informatividade. Sua recepção é mais trabalhosa, porém mais interessante e envolvente. O excesso de informatividade pode ser rejeitado pelo receptor, que não poderá processá-lo. O ideal é que o texto se mantenha num nível mediano de informatividade, que fale de informações que tragam novidades, mas que venham ligadas a dados conhecidos.

·                     Intertextualidade
Concerne aos fatores que tornam a interpretação de um texto dependente da interpretação de outros. Cada texto constrói-se, não isoladamente, mas em relação a outro já dito, do qual abstrai alguns aspectos para dar-lhes outra feição. O contexto de um texto também pode ser de outros textos com os quais se relaciona.

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