Quadrinhos
ou Histórias em Quadrinhos, as conhecidas HQs, são narrativas feitas com
desenhos sequenciais, em geral no sentido horizontal, e normalmente
acompanhados de textos curtos de diálogo e algumas descrições da situação,
convencionalmente apresentados no interior de figuras chamadas
"balões".
Tal
modalidade insere-se entre os textos com os quais comumente convivemos. Compõem
o quadro dos chamados narrativos por apresentarem características semelhantes à
narração, como personagens, espaço, tempo, sobretudo pelo enredo se
caracterizar por uma sequência de ações.
Apenas diferem-se pelo fato de que, ao
invés do narrador, o diálogo é retratado de forma direta, representado em forma
de balões, uma composição gráfica, em consonância com uma linguagem não verbal,
na qual as imagens representam um papel de destaque, de modo a promover a
interação entre os interlocutores por meio de uma relação de causa e efeito.
Quanto às finalidades, talvez a
principal seja visar ao entretenimento, embora em algumas ocasiões veicula uma
informação como forma de alertar a população para problemas polêmicos, como é o
caso de campanhas comunitárias relacionadas à área da saúde, fatores ligados ao
trânsito, consumo de água e energia, dentre outros.
Como anteriormente mencionado, é de
fundamental importância que haja uma efetiva interação entre o leitor e o
discurso, associando-o a elementos icônicos (imagens) e ao texto (elementos
linguísticos), por se tratar de uma comunicação mais imediata.
Verificaremos a seguir alguns de seus
elementos primordiais:
# Localização dos balões – indica a ordem em
que sucedem as falas (de cima para baixo, da direita para a esquerda).
# Contorno dos balões – A forma como são
criados representam a postura assumida pelos personagens, como por exemplo:
Em linha contínua (fala pronunciada em tom
normal)
Linhas interrompidas (fala sussurrada)
ziguezagueada (representam um grito, um
personagem falando alto, ou o som de um rádio ou televisão).
# Sinais de pontuação – reforçam sentimentos,
conferindo maior expressividade à voz dos personagens.
# Emprego das onomatopeias – conferem
movimento à história, imitando sons do ambiente, entre as quais podemos citar:
crash - para uma batida; zzzz – para o sono;
rrrr - para o rosnado de um cão, buuum – para uma explosão, ente outras.
01. Coloque textos nos balões
das figuras abaixo, dando um sentido engraçado ao quadro:
a)
02. Leia com atenção e responda:
Sobre a tirinha do
Cebolinha responda V para verdadeiro e F para falso:
( ) A família do Cebolinha está de férias em uma praia.
( ) Todos estão muito felizes e se divertindo.
( ) A família do Cebolinha está de férias em uma praia.
( ) Todos estão muito felizes e se divertindo.
( ) A família está em uma ilha
deserta.
( Eles estão em uma ilha pequena que tem
apenas um coqueiro.
( ) O Cebolinha está cansado de comer peixe.
( ) O Cebolinha está cansado de comer peixe.
03. Leia e marque X nas alternativas corretas:
( ) A Mônica pode ser caracterizada como
brava.
( ) O Cebolinha é medroso.
( ) O Cascão é limpo.
( ) A expressão do rosto e o som que a Mônica
emite, mostram que ela está feliz.
( ) O Cascão não entendeu a ajuda que o
Cebolinha queria.
( ) O Cascão, o Cebolinha e a Mônica estavam
apostando corrida.
( ) O Cebolinha estava fugindo da Mônica para
não apanhar.
04. Leia com atenção e complete as frases com uma
palavra:
a) Cascão está gritando de ______________
b) Cebolinha viu o amigo gritando e saiu _________
c) Cebolinha voltou com um kit de primeiros ______
b) Cebolinha viu o amigo gritando e saiu _________
c) Cebolinha voltou com um kit de primeiros ______
d) E colocou o curativo na boca do __________
05. Observe as expressões faciais abaixo e coloque
a letra correspondente nos rostos da Mônica. Observe o corpo para ver qual
expressão combina melhor:
Nenhum comentário:
Postar um comentário