segunda-feira, 1 de julho de 2019

HISTÓRIA EM QUADRINHOS


         Quadrinhos ou Histórias em Quadrinhos, as conhecidas HQs, são narrativas feitas com desenhos sequenciais, em geral no sentido horizontal, e normalmente acompanhados de textos curtos de diálogo e algumas descrições da situação, convencionalmente apresentados no interior de figuras chamadas "balões".      
        Tal modalidade insere-se entre os textos com os quais comumente convivemos. Compõem o quadro dos chamados narrativos por apresentarem características semelhantes à narração, como personagens, espaço, tempo, sobretudo pelo enredo se caracterizar por uma sequência de ações.
         Apenas diferem-se pelo fato de que, ao invés do narrador, o diálogo é retratado de forma direta, representado em forma de balões, uma composição gráfica, em consonância com uma linguagem não verbal, na qual as imagens representam um papel de destaque, de modo a promover a interação entre os interlocutores por meio de uma relação de causa e efeito.
         Quanto às finalidades, talvez a principal seja visar ao entretenimento, embora em algumas ocasiões veicula uma informação como forma de alertar a população para problemas polêmicos, como é o caso de campanhas comunitárias relacionadas à área da saúde, fatores ligados ao trânsito, consumo de água e energia, dentre outros.
         Como anteriormente mencionado, é de fundamental importância que haja uma efetiva interação entre o leitor e o discurso, associando-o a elementos icônicos (imagens) e ao texto (elementos linguísticos), por se tratar de uma comunicação mais imediata.
        Verificaremos a seguir alguns de seus elementos primordiais:

# Localização dos balões – indica a ordem em que sucedem as falas (de cima para baixo, da direita para a esquerda).
# Contorno dos balões – A forma como são criados representam a postura assumida pelos personagens, como por exemplo:
Em linha contínua (fala pronunciada em tom normal)
Linhas interrompidas (fala sussurrada)
ziguezagueada (representam um grito, um personagem falando alto, ou o som de um rádio ou televisão).
# Sinais de pontuação – reforçam sentimentos, conferindo maior expressividade à voz dos personagens.
# Emprego das onomatopeias – conferem movimento à história, imitando sons do ambiente, entre as quais podemos citar:
crash - para uma batida; zzzz – para o sono; rrrr - para o rosnado de um cão, buuum – para uma explosão, ente outras.










 ATIVIDADES
01. Coloque textos nos balões das figuras abaixo, dando um sentido engraçado ao quadro:
a)
a)













 b)

b)









 c) 










02. Leia com atenção e responda:

Sobre a tirinha do Cebolinha responda V para verdadeiro e F para falso:
(  ) A família do Cebolinha está de férias em uma praia.
(  ) Todos estão muito felizes e se divertindo.
(  ) A família está em uma ilha deserta.
( Eles estão em uma ilha pequena que tem apenas um coqueiro.
(  ) O Cebolinha está cansado de comer peixe.

03. Leia e marque X nas alternativas corretas:

( ) A Mônica pode ser caracterizada como brava.
( ) O Cebolinha é medroso.
( ) O Cascão é limpo.
( ) A expressão do rosto e o som que a Mônica emite, mostram que ela está feliz.
( ) O Cascão não entendeu a ajuda que o Cebolinha queria.
( ) O Cascão, o Cebolinha e a Mônica estavam apostando corrida.
( ) O Cebolinha estava fugindo da Mônica para não apanhar.



04. Leia com atenção e complete as frases com uma palavra: 

a) Cascão está gritando de ______________
b) Cebolinha viu o amigo gritando e saiu _________
c) Cebolinha voltou com um kit de primeiros ______
d) E colocou o curativo na boca do __________

05. Observe as expressões faciais abaixo e coloque a letra correspondente nos rostos da Mônica. Observe o corpo para ver qual expressão combina melhor:


Nenhum comentário:

Postar um comentário