O ser
humano, embora com aparência física e pertença a classes sociais diferentes faz
parte de uma grande comunidade, que pode ser chamada de sociedade. Viver em
sociedade é: ter direitos iguais para todos: homens e mulheres, independente de
raça, cor, religião. É respeitar o meio ambiente: saber usar os recursos da
natureza de forma responsável, sem gerar privações às gerações futuras. É ter
acesso a oportunidades de trabalho e também a uma escola de qualidade e ainda,
viver em paz. Não vivemos sozinhos e devemos estar atentos de que somos
responsáveis uns pelos outros. Assim, surge o conceito de compromisso social,
que é: estar atento às coisas que acontecem à nossa volta, buscando sempre um
mundo melhor, não apenas para nós mesmos, mas para todas as pessoas. O
compromisso social está muito presente nas tradições religiosas. Em todas elas
há pessoas dispostas a organizar atividades, ações, campanhas, projetos sociais
e orientar os demais fiéis a perceber a situação dos menos favorecidos da
sociedade
A fé
consiste em acreditar ou ter uma convicção da existência de algum fato, objeto
ou uma verdade anunciada. É no comportamento e nas atitudes que se revela a fé
e a crença que as pessoas trazem consigo. O compromisso social pode se tornar
uma consequência direta das atitudes de uma pessoa que cultiva a crença no
transcendente que assume compromissos em prol do bem, porque vê e sente, em
cada pessoa, o próprio transcendente, que se faz presente por meio dela. As
tradições religiosas nos ensinam a acreditar e a ter fé no Transcendente. Mas,
nem sempre as manifestações de fé, correspondem às orientadas pela tradição.
Podemos comparar as expressões de fé a quatro tipos: Fé utilitarista (quando a
pessoa acha útil ter fé para satisfazer suas necessidades imediatas); Fé descartável
(quando a pessoa simplesmente troca sua crença por outra que exija menos
compromisso e seja mais interessante no momento); Fé pronto socorro (só lembra
do transcendente nos momentos de grande dificuldades, acham que a fé é como um
hospital, só entra quando não há outra solução) e Fé permanente, contínua (é a
forma progressiva de cultivar e manter a fé no transcendente, seja nos momentos
felizes ou tristes. Esta é a fé presente nos lideres religiosos .
As
tradições religiosas estão intimamente ligadas ao compromisso social, pois a
dimensão religiosa de uma pessoa faz parte de tudo o que ela tem e é, ou seja,
a sua religião não é para ser experienciada apenas no templo, mas fora dele
também. Por isso, algumas tradições religiosas propõem a caridade como valor e
virtude a ser desenvolvida; a justiça e o compromisso social também trilham
esse caminho. Assim, as tradições religiosas possuem vários objetivos como:
mostrar um caminho para as pessoas se aproximarem de Deus, promover o diálogo
nas diferenças, apresentar a caridade como um de seus princípios, falar de
amor, solidariedade, justiça e incentivar e apoiar seus seguidores a ajudarem
as pessoas mais necessitadas.
01. De acordo com o texto lido responda:
a) O que significa viver em sociedade?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Dê o conceito de compromisso social.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Como as tradições religiosas auxiliam nas questões
do compromisso social?
02. Responda ao que se pede.
a) Defina: fé.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Como a fé pode se revelar?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) O que nos ensinam as tradições religiosas para a
vivência comunitária? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) O
que acontece com a pessoa que cultiva a fé no Transcendente?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03. Faça
o que se pede.
a)
Escreva o nome das quatro expressões de fé estudadas e explique o significado
de cada uma delas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Com qual das formas de viver a fé cada um do grupo se identificou?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04. Leia o enunciado abaixo.
“Apesar dos ensinamentos sobre a fé, transmitidos
pela família e pelas tradições religiosas, a fé é como o amor: não há nada que
a force.”
a) Você concorda com esse pensamento? Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Escreva uma frase sobre a fé do povo brasileiro.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05. A partir das informações do texto responda.
a) Quais os objetivos das religiões apresentados pelo
texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual a importância do compromisso social nas
tradições religiosas?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06. Leia abaixo o pensamento e responda ao que se
pede.
“Não basta dar o peixe, é preciso ensinar a pescar”.
Confúcio
a) Explique o significado dessa frase?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Suponha que a essa frase fosse acrescentado: “e
mostrar onde há peixe”. Como poderíamos interpretá-la, considerando a realidade
do nosso país?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário