quinta-feira, 4 de julho de 2019

Os ritos presentes na vida


O termo  RITO  tem vários sentidos. Rito é totalmente diferente que rituais. Muitas pessoas acham que essas duas palavras vêm do mesmo significado mas rito e rituais têm significados diferentes. No sentido mais geral, um rito é uma sucessão de palavras, gestos e atos que, repetida, compõe uma cerimônia (religiosa ou civil, na maior parte das vezes). Apesar de seguir um padrão, o rito não é mecanizado, pois pode atualizar um mito e, assim, segue ensinamentos ancestrais e sagrados.
É um conjunto de atividades organizadas, no qual as pessoas se expressam por meio de gestos, símbolos, linguagem e comportamento, transmitindo um sentido coerente ao ritual. O caráter comunicativo do rito é de extrema importância, pois não é qualquer atividades padronizada que constitui um rito. Rito é aquilo que você faz todo dia, como escovar os dentes. Isso é um rito. Você não para e se pergunta por que está escovando os dentes, mas você sabe que aquilo é uma coisa que você sempre faz. A palavra "rito" pode também designar tipo de velocidade no ritual de processo jurídico.
o principal rito da igreja católica é a Santa Missa porque é o sacrifício de Cristo dentro da Santa Missa temos o ato penitencial onde Deus quer nos perdoar, temos o momento do Gloria onde cantamos Gloria a Santíssima Trindade louvando e agradecendo por nossas vidas(dizem que católico não dá glória a Deus como os protestantes vivem dizendo em suas igrejas dai vemos que nós cantamos o Gloria ,temos o momento da palavra onde Deus quer falar ao nosso coração ,o creio onde expomos a nossa fé católica ,a apresentação das oferendas onde junto com o pão e o vinho que serão transformados no corpo e no sangue de Jesus apresentamos a Deus nossa vida nossas angustias nossas esperanças ,temos também o ápice da celebração que é a Eucaristia onde recebemos o alimento do Céu Cristo presente em corpo sangue alma e divindade dentro de nós logo após temos a ação de graças hora de agradecer e refletir sobre toda nossa vida e a benção final onde recebemos a benção do próprio Deus temos ainda muitos outros ritos importantes porem esse eu gostaria de partilhar com você.

Os ritos são gestos simbólicos sagrados, linguagens corpóreas que muitas vezes dispensam palavras. O ser humano ritualiza para expressar seus desejos, sua fé e o sentimento religioso.
Uma série de ritos constitui o que chamamos de ritual. O ritual designa um conjunto de ritos, como, por exemplo, o batismo, o casamento, a iniciação dos adolescentes à vida adulta nas tradições indígenas, a romaria ou peregrinação aos lugares sagrados, o culto na igreja evangélica, a novena e a missa católica, a gira no Candomblé, etc.
O hasteamento da bandeira nacional, o canto do hino nacional e a cerimônia de formatura são exemplos de rituais de caráter cívico.
A festa de aniversário é um exemplo de ritual social ou cultural.
Há rituais destinados à celebração dos acontecimentos históricos de cada tradição religiosa, são as datas comemorativas ou feriados religiosos. Muitos cristãos celebram o nascimento de Jesus, o Natal, mas em datas diferentes. Os cristãos católicos e alguns grupos evangélicos, no dia 25 de dezembro e os cristãos ortodoxos, no dia 7 de janeiro.
A Páscoa, para vários grupos cristãos, é a celebração da ressurreição de Cristo e, para os judeus, é a celebração do êxodo, a saída da escravidão para a liberdade.
Os budistas celebram o dia do nascimento de Buda no mês de maio. Essa festa é chamada de Hana Matsuri, Festa das Flores e da Liberdade.
Os povos indígenas celebram a época das colheitas, da caça e da pesca.
Como podemos perceber, os rituais podem ser de caráter religioso e não religioso.
Os rituais são dinâmicos, mudam conforme a época e as circunstâncias.
Existem os rituais de passagem, litúrgicos, celebrativos, divinatórios, mortuários, entre outros. “Os ritos de passagem se associam às grandes mudanças na condição do indivíduo. As principais transições marcadas por esses ritos são o nascimento, a entrada na idade adulta, o casamento e a morte” (HELLERN, NOTAKER e GAARDER 2000, p. 28).
Diversas tradições religiosas revivem, por meio dos rituais celebrativos, o passado distante, às vezes envolto em mitos, trazendo-o assim, para o presente. A dinâmica da vida e do Universo em permanente movimento cíclico é um fantástico exemplo de ritual.
Esse movimento ritualístico da natureza pode ser constatado no nascer e pôr do sol, resultado do movimento da Terra em torno de si mesma, bem como na mudança das estações do ano, resultado do movimento da Terra em torno do Sol.
A vida de cada ser humano é vivida por meio de um grande ritual. Cada um realiza seu ritual diário no seu modo de realizar as tarefas diárias e dividir o tempo para essas tarefas.
Sempre que alguém vai vivenciar, aprender ou realizar alguma coisa nova está vivenciando esse momento de um modo ritualístico.
Os rituais fazem parte do universo simbólico na organização das sociedades humanas. Segundo Vilhena (2005, p.55): “Sendo o rito expressão e síntese do ethos cultural de um povo, portanto expressão de sua vida há de se salientar que, como ação, é vida acontecendo, processando-se, sendo significada, interpretada, ordenada, criada. O rito é vida criando vida, pois que no caos, na indeterminação, na falta de horizontes e sentido não sobrevivemos. É, portanto, atividade, trabalho, obra que opera, transforma, cria, significa.”
Em diferentes ocasiões, o ser humano serve-se da linguagem ritualística para administrar situações limites, celebrar a vida, a alegria, a vitória e legitimar sua posição no grupo social do qual faz parte. Nessa linguagem, os símbolos substituem as limitadas palavras. O ritual religioso pode propiciar ao individuo adentrar na profundidade do seu sentimento e realizar a experiência do sagrado.
O conhecimento, no Ensino Religioso, das diversas expressões ritualísticas, objetiva subsidiar os estudantes para o entendimento e a compreensão da diversidade cultural religiosa, visando à superação de atitudes preconceituosas que desvalorizam a experiência religiosa do outro.
O trabalho pedagógico com este conteúdo deve partir da realidade sociocultural dos estudantes de modo gradativo e de acordo com o seu nível de compreensão.

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